Zelenski afirma que a situação em Mariupol é ‘desumana’

zelenski-afirma-que-a-situacao-em-mariupol-e-‘desumana’
Jornal Lagoa News
Cidade de Mariupol é uma das mais afetadas pelos combates entre russos e ucranianos

Cidade de Mariupol é uma das mais afetadas pelos combates entre russos e ucranianos
RONALDO SCHEMIDT / AFP

“A situação em Mariupol é tão grave quanto pode ser. Simplesmente desumana”, disse Zelenski em um vídeo, acusando a Rússia de “destruir deliberadamente qualquer um que esteja” nesta cidade no mar de Azov, no sudeste do país.

O presidente destacou que havia apenas “duas opções”: o fornecimento dos países ocidentais de “todas as armas necessárias” para romper o longo cerco de Mariupol ou “o caminho da negociação” em que “o papel dos aliados deve ser igualmente decisivo.

Suas declarações coincidiram com uma declaração do Ministério da Defesa da Rússia pedindo aos últimos soldados ucranianos entrincheirados em um enorme complexo metalúrgico em Mariupol para desistir da luta no domingo às 06h00 em Moscou e deixar o local antes das 13h00 (horário de Kiev).

“Todos aqueles que abandonarem suas armas terão a garantia de salvar suas vidas (…) É sua única chance”, disse o ministério no Telegram, assegurando que este complexo é o último foco de resistência na cidade.

Antes desta mensagem, Zelenski havia alertado que “a eliminação” dos soldados entrincheirados em Mariupol vai “pôr fim a qualquer negociação de paz” neste conflito que já causou cinco milhões de exilados.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.