Venezuela suspende contagem de votos em reduto chavista

venezuela-suspende-contagem-de-votos-em-reduto-chavista
Jornal Lagoa News
Moradores de Barinas protestam contra ação da Justiça venezuelana

Moradores de Barinas protestam contra ação da Justiça venezuelana
Miguel Zambrano/AFP – 28.11.2021

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela determinou nesta segunda-feira (29) a suspensão da contagem de votos em Barinas, único estado sem resultados após as eleições regionais de 21 de novembro, nas quais a oposição declara vitória contra um irmão do ex-presidente Hugo Chávez.

A máxima corte determinou ao CNE (Conselho Nacional Eleitoral) “a suspensão imediata dos procedimentos e/ou processos vinculados à totalização (apuração), adjudicação e proclamação do CNE em relação aos candidatos ao cargo de Governador ou Governadora do estado de Barinas […] até quando se decida o assunto a fundo”, indica a sentença.  

O documento, publicado no site do tribunal na internet, acusado pela oposição de favorecer o governo, diz também que o candidato opositor Freddy Superlano, sobre quem pesam “procedimentos e averiguações administrativas e penais”, “se encontra inabilitado ao exercício de qualquer cargo público”.

A decisão, que não esclarece qual será o destino desse governo, vem a público depois que o CNE comunicou, no domingo (28), a designação de uma “comissão ad hoc” para “totalizar as atas que faltam do cargo de governador no estado de Barinas”.

Superlano disputou o cargo com Argenis Chávez, candidato do governista PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) e atual governador. Argenis é o irmão mais velho do falecido presidente Hugo Chávez

Barinas, berço de Hugo Chávez, e desde 1998 dominado por familiares, é o único estado que ainda precisa definir o governador após as eleições regionais de 21 de novembro.

O PSUV elegeu 19 dos 23 governadores, enquanto os principais partidos da oposição voltaram à disputa após anos de boicote e denúncias de “fraude”. A volta da oposição foi marcada por divisões, e em poucos casos conseguiu candidaturas unitárias.

A oposição tinha se negado a participar das eleições de 2018, nas quais o presidente Nicolás Maduro foi reeleito, e das de 2020, nas quais o chavismo recuperou o controle do Parlamento.

Familiares de Chávez se elegeram ao governo dessa região de 970 mil habitantes desde a chegada dele ao poder. Ali fica Sabaneta, cidade natal do ex-presidente, com 28 mil habitantes.

A corrente começou com o pai do ex-mandatário, Hugo de los Reyes Chávez, governador de 1998 a 2008; seguiu com o irmão Adán, atual embaixador da Venezuela em Cuba, entre 2006 e 2016; e continuou com Argenis, que está no cargo desde 2017.

 

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.