USP abre inscrições para curso gratuito de astronomia para meninas

usp-abre-inscricoes-para-curso-gratuito-de-astronomia-para-meninas
Jornal Lagoa News
São previstas 400 vagas para o evento, que será realizado entre os dias 2 e 22 de Julho

São previstas 400 vagas para o evento, que será realizado entre os dias 2 e 22 de Julho
Divulgação Astrominas

A USP (Universidade de São Paulo) abre o período para as inscrições no curso online e gratuito de astronomia para meninas de todo o país. Para se inscrever, a aluna precisa se identificar com o gênero feminino (cis ou trans), ter entre 14 e 17 anos completos até o dia 30 de junho deste ano e estar regularmente matriculada em uma escola de educação básica pública ou privada.

O projeto Astrominas é realizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e tem como foco facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, facilitando o contato dessas meninas com mulheres cientistas, de forma a estimular a escolha e a manutenção das carreiras de ciência e tecnologia, desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas.

As participantes interessadas devem preencher um formulário online até o dia 25 de maio no site do evento. São previstas 400 vagas para o evento, que será realizado entre os dias 2 e 22 de Julho. Também haverá um sorteio, garantindo 20% das vagas entre pretas, pardas e indígenas, 60% entre estudantes de escolas públicas e 20% entre estudantes de escolas privadas. O sorteio será feito no dia 3 de junho.

O curso inclui palestras de astronomia, física, geociência, astrobiologia, ciências atmosféricas e matemática. As atividades são interativas e incluem rodas de conversa, experimentos e atividades com astrônomas e cientistas brasileiras. Cada selecionada no projeto deverá reservar entre três a quatro horas diárias para se dedicar às atividades, no horário que tiver disponível.

Jornal Lagoa News

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.