Unicamp: o que o estudante precisa saber sobre a primeira fase

unicamp:-o-que-o-estudante-precisa-saber-sobre-a-primeira-fase
Jornal Lagoa News
Vestibular da Unicamp: estudantes devem ler atentamente as questões

Vestibular da Unicamp: estudantes devem ler atentamente as questões
Reprodução/Record TV

A primeira fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) será realizada nesta quarta-feira (6) e na quinta-feira (7), a divisão em dois dias atende às medidas sanitárias contra o coronavírus. Para ajudar os estudantes, o R7 reúne dicas para ajudar na hora de fazer a prova.

Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, destaca que a principal característica da prova da Unicamp é ser multidisciplinar — assuntos de matemática podem estar presentes na prova de geografia, por exemplo.

“Importante que o estudante leia atentamente a questão, observe quais os assuntos estão sendo abordados, é preciso identificar quais são os subtemas tratados”, explica Molina. “Se o candidato conhece dois dos subtemas tratados, deve responder a questão, mas se não domina, melhor deixar para depois para não perder tempo.”

A prova costuma ter questões claras e objetivas, mas o estudante deve estar preparado para ler muito, principalmente na prova de português. O que facilita a vida do candidato é que nas questões de múltipla escolha são apresentadas quatro alternativas em vez de cinco como em outros vestibulares.

Neste ano, houve uma redução no número de questões de 90 para 72, com tempo máximo de quatro horas, não cinco como em edições anteriores. As pergutas estão distribuídas da seguinte maneira: 12 de língua portuguesa e literatura; 12 de matemática; 8 de cada disciplina: biologia, física, geografia/sociologia, história/filosofia, inglês e química.

Outra característica marcante da prova é trazer assuntos de atualidades nas perguntas. As questões costumam ser contextualizadas, o que exige um conhecimento amplo do estudante.

A principal dica é ler atentamente o enunciado, os gráficos e seguir a estratégia de responder primeiro as questões mais fáceis e aquelas matérias de mais afinidade e fazer as mais difíceis no final.

Não esqueça:

 

Os participantes devem usar máscara durante todo o tempo que estiverem no local do exame. A Unicamp orienta que os candidatos levem uma máscara para a troca, se necessário.

A prova de ser respondida com caneta esferográfica preta. Os participantes devem levar garrafa de água, um lanche leve, documento de identidade. Lápis e borracha, régua transparente e compasso são aceitas. Relógios podem ser usados, mas devem ficar no chão.

Arte R7
Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.