Trump Jr. presta depoimento em investigação sobre ataque ao Capitólio

trump-jr.-presta-depoimento-em-investigacao-sobre-ataque-ao-capitolio
Jornal Lagoa News
Donald Trump Jr. trabalhava no comitê de campanha para a reeleição do pai

Donald Trump Jr. trabalhava no comitê de campanha para a reeleição do pai
Reuters / Lucas Jackson / 4.5.2018

O filho mais velho do ex-presidente Donald Trump prestou depoimento à comissão do Congresso dos Estados Unidos que investiga o ataque ao Capitólio em 2021, informou a mídia americana nesta quarta-feira (4) citando fontes anônimas.

Em 2020, Donald Trump Jr. era um dos nomes mais importantes do comitê de campanha para a reeleição do pai e um dos divulgadores mais destacados das falsas alegações de fraude nas eleições de novembro daquele ano.

Trump Jr. esteve com Trump no Salão Oval antes do discurso do presidente que, em 6 de janeiro de 2021, inflamou a multidão de apoiadores do magnata que invadiu o Capitólio enquanto os legisladores certificavam a vitória de Joe Biden no pleito presidencial.

O depoimento, realizado sem intimação na terça-feira (3), aconteceu por videoconferência e durou cerca de três horas, em clima cordial, segundo relatou uma fonte à emissora CNN, que acrescentou que Trump Jr. respondeu a todas as perguntas e não recorreu ao direito de permanecer em silêncio.

Trump Jr. enviou uma mensagem ao então chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, dois dias após a eleição, quando o resultado ainda não havia sido confirmado, com um plano para impedir que Biden fosse certificado como o próximo presidente.

A comissão também destacou uma mensagem de Trump Jr. a Meadows, enquanto a insurreição estava em curso, em que dizia que o então presidente deveria condenar de forma veemente a violência.

O colegiado já ouviu diversos personagens do círculo mais íntimo de Trump, incluindo sua filha Ivanka, o marido dela e então conselheiro do ex-presidente, Jared Kushner, e a namorada de Trump Jr., Kimberly Guilfoyle.

A comissão, formada por sete democratas e dois republicanos, planeja manter uma série de audiências públicas em junho, antes de divulgar o relatório, no segundo semestre, sobre a invasão do Capitólio e as tentativas de Trump e seus aliados de reverter o resultado das eleições.

Os representantes de Trump Jr. e a comissão não responderam de imediato aos pedidos de comentários da AFP.

Jornal Lagoa News

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.