Tropeços na correção do Enem e novo calendário

tropecos-na-correcao-do-enem-e-novo-calendario
Jornal Lagoa News

Enem: problemas na correção e mudança de calendário

Enem: problemas na correção e mudança de calendário
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Janeiro começou com um susto para estudantes que fizeram as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2019: foram contatados problemas na leitura do cartão de resposta dos candidatos, o que afetou a correção.

Na prática, os candidatos que fizeram a prova de uma cor tiveram o gabarito corrigido como se fosse de outra. O erro prejudicou pelo menos 6 mil candidatos, a maioria de Minas Gerais, segundo o então ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Em 4 pontos, os erros que transformaram o Enem 2019 em crise

Para evitar que estudantes copiem respostas uns dos outros, as provas são impressas em quatro versões: branca, amarela, rosa e azul. São as mesmas questões, mas em ordem invertida.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), o problema ocorreu na gráfica que imprimia o exame.

Como consequência, o problema levou a uma ampliação no prazo do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que usa a nota do Enem para a classificação dos alunos.

Neste ano, por conta da pandemia de coronavírus, após forte pressão de entidades estudantis e universidades, o governo mudou o calendário do Enem. As provas, que deveriam ser realizadas em novembro, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa. E nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados serão divulgados no dia 29 de março.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.