Sisu: veja como garantir uma vaga em uma faculdade pública

sisu:-veja-como-garantir-uma-vaga-em-uma-faculdade-publica
Jornal Lagoa News

Estudantes têm até amanhã para participar do Sisu e concorrer a uma vaga em uma universidadeEstudantes têm até amanhã para participar do Sisu e concorrer a uma vaga em uma universidadeAlvaro Henrique/Secretaria de Educação/Divulgação

O Sisu (Sistema de Seleção Unifcada) é a principal porta de entrada para os estudantes que que querem ingressar em uma universidade pública, principalmente nas federais. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (9). Confira algumas dicas para conquistar uma vaga.

Para se dar bem no Sisu é preciso entender como funciona o processo de seleção. Pode concorrer pelo Sisu os estudantes que participaram da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não tiraram zero na redação.

“O Sisu é um leilão eletrônico de vagas. São mais de 209 mil oportunidades a serem distribuídas no Brasil e quem tiver a maior nota leva a vaga. Como não é possível fazer isso num espaço físico, acontece na plataforma do Sisu”, explica Rommel Domingos, diretor de Ensino do Grupo Bernoulli.

Os interessados que fizeram a inscrição na útima terça-feira (6) devem ficar atentos às alterações e mudanças nas notas de corte das instituições escolhidas.  Durante os dias de inscrições, os candidatos podem modificar suas opções quantas vezes quiserem e assim simular os resultados. O sistema irá considerar a última opção preenchida, no quarto dia.

“Incentivamos todos a fazer a simulação, pois só através dela é que o estudante consegue ver sua colocação. Um grande erro é fazer uma única aposta ao se inscrever só no último dia”, reforça Domingos.

Os candidatos devem entender como as instituições de ensino calculam as notas para fazer uma escolha estratégica. “Algumas instituições usam de maneiras diferentes as notas do Enem. Algumas avaliam pela média das áreas cobradas, outras podem dar pesos diferentes às notas”, explica. “Durante os três dias de inscrição, a nota de corte (nota do último aluno que está classificado no momento) oscila, devido a entrada e saída de alunos com notas diferentes em uma mesma quantidade de vagas. É importante acompanhar essa movimentação”, avalia.

Outra dica é consultar os sites das instituições antes de fazer uma escolha. Vale pesquisar a sobre a nota de corte nos últimos três anos. As notas variam, mas pode ser um norte.

O resultado deve ser divulgado na próxima terça-feira (13). O estudante deve fazer a matrícula, caso contrário perderá a vaga. Aqueles que não foram aprovados nem na primeira, nem na segunda opção, podem escolher em qual lista de espera entrar. O acompanhamento deve ser feito diretamente pelo site da faculdade.

Cronograma

 

Inscrições até 9 de abril;

Resultado da chamada única: 13 de abril;

Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.