Saiba como usar a nota do Enem para estudar no exterior

saiba-como-usar-a-nota-do-enem-para-estudar-no-exterior
Jornal Lagoa News

Enem pode ser usado para ingressar em universidades em PortugalEnem pode ser usado para ingressar em universidades em Portugal – Foto divulgação INEP

Estudantes que participaram da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem usar a nota para ingressar em uma universidade no exterior. O único país que tem convênio assinado com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é Portugal.

As notas do Enem podem ser usadas como complemento aos processos seletivos em universidades de outros países como Estados Unidos e França. Mas o único país que de fato aceita a nota do exame é Portugal.

Para ingressar em uma das 51 universidades portuguesas conveniadas, o estudante brasileiro deve comprovar que concluiu o ensino médio. As inscrições devem ser realizadas diretamente nas instituições portuguesas.

Os inscritos serão chamados conforme o desempenho e os critérios variam de universidade para universidade. Alguns cursos exigem teste de habilidades específicas, o candidato precisa se informar diretamente com a instituição escolhida.

As universidades públicas de Portugal concentram a maior parte dos alunos do ensino superior no país, mas diferentemente do Brasil, há cobrança de taxa dos graduandos como forma de coparticipação nos custos do ensino e esse valor deve ser pago pelo aluno.

Outro ponto importante é que para estudar em Portugal é preciso tirar o visto temporário de residência na embaixada em Brasília ou em um consulado.

Confira na página do Inep a lista de instituições que aceitam o Enem.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.