Reino Unido vive um novo mundo no 1º dia após o Brexit

reino-unido-vive-um-novo-mundo-no-1o-dia-apos-o-brexit
Jornal Lagoa News

Christophe Petit-Tesson / EFE – EPA – 1.1.2021

O Reino Unido entrou nesta sexta-feira (1º) em um novo mundo dos costumes e das fronteiras após a entrada do vigor do Brexit, sua saída da União Europeia (UE), que foi oficializada às 23h de Londres e meia-noite de Bruxelas, sede do bloco (20h de Brasília).

Leia também: Reino Unido rompe oficialmente os laços com a União Europeia

A espanhola María Soneira revelou que não queria sustos. Há oito anos, ela vive no sul da Inglaterra e depois de passar alguns dias de férias, temia que a falta de documentos a impedisse de voltar para casa.

“Não tínhamos certeza de como provar que você tem o direito de viver aqui, porque eles não deixaram isso muito claro”, disse Soneira à Agência Efe, assim que pisou no aeroporto de Heathrow, em Londres, poucas horas após a concretização do Brexit.

O apressado acordo com a UE para definir a relação pós-Brexit, que foi acertado há apenas uma semana, deixou dúvidas generalizadas nos viajantes.

Incertezas para europeus

 

O francês Sébastien Paseau vive em Londres e decidiu se munir de patê e doces para atravessar o Canal da Mancha a bordo do trem da Eurostar. Felizmente para ele, a “mercadoria” não foi apreendida.

“Procurei ver se tinha o direito de trazer as mesmas coisas, minha comida, caso houvesse direitos alfandegários. Vi que não havia nenhuma informação em particular sobre o assunto, então fui como de costume e não houve mais nenhuma revisão”, explicou.

A apreensão não é exclusividade dos membros da União Europeia que vivem na ilha. Os britânicos que vivem na UE também têm a desagradável nova experiência de ficar na fila de terceiros países ao chegar ao destino pretendido.

A abundância de documentação e burocracia à espera das transportadoras na nova era pós-Brexit não afetou o trânsito por Dover, principal porta de entrada e saída de mercadorias entre o continente e o Reino Unido, em seu primeiro dia.

O porta-voz do Eurotúnel, John Keefe, disse que a situação foi tranquila ao longo desta sexta-feira e que tudo “está calmo”, com a passagem de poucos caminhões, como era esperado.

O tesouro britânico estima que ajustes do Reino Unido à vida fora da União Europeia custarão 7 bilhões de libras a mais para fazer negócios com a Europa.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.