Reino Unido revoga licença de TV estatal chinesa no país

reino-unido-revoga-licenca-de-tv-estatal-chinesa-no-pais
Jornal Lagoa News
TV chinesa não poderá mais operar no Reino Unido

O Ofcom, órgão que regulamenta as licenças de funcionamento de emissoras de televisão no Reino Unido anunciou, nesta quinta-feira (4) que revogou a permissão para transmissão da televisão estatal chinesa em inglês CGTN (China Global Television Network), a antiga CCTV, no país.

Segundo o comunicado, a Star China Media Limited (SCML) empresa que é titular da licença no país não tem o controle editorial nem das operações da CGTN, que é transmitida por assinatura no país.

“Dessa maneira, a SCML não preenche o requisito legal de ter o controle sobre o serviço e, portanto, não é uma licenciada legal”, diz a nota.

De acordo com a Ofcom, esse controle é exercido pela China Global Television Network Corporation e essa empresa não poderia ser a titular da licença porque “ela é controlada pelo Partido Comunista Chinês, algo que é proibido pelas leis de telecomunicações do Reino Unido”.

Além disso, o órgão afirma que as diversas consultas que foram feitas às empresas não foram respondidas ou vieram com informações importantes faltando. Entre outras críticas, a CGTN recebeu uma multa da Ofcom por sua cobertura parcial dos protestos em Hong Kong.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.