Portugal prorroga estado de emergência contra covid até março

portugal-prorroga-estado-de-emergencia-contra-covid-ate-marco
Jornal Lagoa News

Circulação permanecerá restrita em Portugal até março Circulação permanecerá restrita em Portugal até março  –  Salvador Sas / EFE – EPA – Arquivo

O Parlamento de Portugal aprovou nesta quinta-feira (11) uma nova prorrogação do estado de emergência entre 15 de fevereiro e 1º de março, medida que prolongará o atual confinamento para seguir estabilizando a curva de contágios e mortes pelo novo coronavírus.

Leia também: Portugal detecta primeiros casos da variante brasileira da covid-19

O país, de 10 milhões de habitantes, começa a ver os frutos do confinamento que começou em 15 de janeiro, um mês sombrio para os lusitanos, no qual mais de 16 mil infecções e 300 mortes foram registradas em um único dia.

Queda nos números

 

Mas a curva começa a ceder e a se estabilizar. Nesta quinta-feira, as autoridades notificaram 167 mortes e 3.480 novos casos, em linha com os dados dos últimos dias, o que reduziu significativamente o número de hospitalizados.

Esta tendência continuou hoje: 259 pacientes com covid-19 tiveram alta médica, e o número de pessoas internadas é de 5.570. Entre elas, 836 estão em unidades de terapia intensiva, 17 a menos do que no dia anterior.

Veja também

  • Portugal recebe equipe de medicina intensiva do Exército alemão

    Internacional

    Portugal recebe equipe de medicina intensiva do Exército alemão

     


  • Portugal detecta primeiros casos da variante brasileira da covid-19

    Internacional

    Portugal detecta primeiros casos da variante brasileira da covid-19

     


  • Portugal recebe ajuda internacional após recorde de mortes

    Internacional

    Portugal recebe ajuda internacional após recorde de mortes

     

Especialistas que aconselham o governo recomendam que esses números caiam ainda mais antes do alívio das restrições, justificativa para o prolongamento do estado de emergência, proposto pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Uma vez aprovado o estado de emergência, o mais alto nível de alerta do país, caberá ao governo determinar as medidas a serem aplicadas durante esses 15 dias, embora se espere que as atuais restrições sejam mantidas, incluindo os controles na fronteira com a Espanha.

Ao todo, Portugal já contabilizou 14.885 mortes e 778.369 contágios desde o início da pandemia.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.