Portugal bate recordes de novos casos e de mortes por covid-19

portugal-bate-recordes-de-novos-casos-e-de-mortes-por-covid-19
Jornal Lagoa News

Sistema hospitalar de Portugal está perto do colapso Sistema hospitalar de Portugal está perto do colapso  –  Mario Cruz / EFE – EPA – 28.1.2021

Com o sistema hospitalar beirando o colapso por conta do excesso de pacientes de covid-19, o governo de Portgual anunciou, nesta quinta-feira (28) que estenderá o lockdown nacionalmente pelo menos até a metade de fevereiro, no mesmo dia em que o país bateu recordes de mortes (303) e novos casos (16.432) de contaminação pelo novo coronavírus.

Leia também: Europa tenta não se fechar durante onda de contágio por coronavírus

Em um pronunciamento ao país, após o anúncio de que a fronteira com a Espanha terá controle terrestre e pedir que os cidadãos não saiam de Portugal até 14 de fevereiro o presidente Marcelo Rebelo de Sousa alertou que as condições ainda podem piorar.

“Vivemos o período mais duro da pandemia. Temos de estar preparados para períodos de confinamento e suspensão do ensino presencial mais longos do que o que se esperava”, ressaltou o presidente. “Não vale a pena fazer de conta. O que fizermos até março determinará a primavera, o verão e talvez o outono”.

Números avassaladores

 

Com os números registrados nesta quinta-feira, Portugal tem, proporcionalmente em relação ao número de habitantes, as maiores médias móveis do mundo, tanto em termos de novos quanto de mortes, ao longo dos últimos sete dias. O país tem 10 milhões de habitantes e já registrou 685 mil casos e 11,6 mil mortes desde o início da pandemia.

Veja também

  • Covid: União Europeia ameaça barrar exportações de vacinas

    Internacional

    Covid: União Europeia ameaça barrar exportações de vacinas

     


  • NY não contabilizou milhares de vítimas de covid-19, diz relatório

    Internacional

    NY não contabilizou milhares de vítimas de covid-19, diz relatório

     


  • Pandemia faz mercado perder 1 bilhão de turistas e R$ 7 trilhões

    Internacional

    Pandemia faz mercado perder 1 bilhão de turistas e R$ 7 trilhões

     

“O número de óbitos tem crescido em um ritmo inimaginável. A pressão está extrema, precisamos agir rápida e drasticamente”, disse Marcelo Rebelo. Segundo ele, atualmente a cepa britânica do coronavírus já foi localizada em mais de 50% dos casos ativos na região de Lisboa, a mais atingida no país.

A maioria das UTIs do país tem lotação perto de 90%, segundo o governo.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.