Polícia do Equador fecha clínica que aplicava vacina falsa contra covid

policia-do-equador-fecha-clinica-que-aplicava-vacina-falsa-contra-covid
Jornal Lagoa News

Clínica em Quito teria aplicado milhares de doses de uma falsa vacina contra a covid-19Clínica em Quito teria aplicado milhares de doses de uma falsa vacina contra a covid-19 – Reprodução / Twitter

Na última terça-feira (26), a polícia do Equador fechou uma clínica de medicina alternativa na capital, Quito, que teria aplicado mais de 70 mil doses de uma vacina falsa contra o novo coronavírus nos últimos meses.

Leia também: Mundo tem mais de 100 milhões de casos de covid-19

Segundo os investigadores, a clínica cobrava o equivalente a US$ 15 (cerca de R$ 80) por dose do suposto imunizante e prometia aos clientes que eles se tornariam “completamente imunes à covid-19 com três aplicações”.

O local funcionava sem nenhum tipo de alvará e os pacientes estavam todos aglomerados e sem máscara dentro do prédio no momento em que a polícia chegou.

Tratamentos sem comprovação

 

Durante a operação policial, a dona da clínica disse à imprensa equatoriana que, na realidade, não aplicava vacinas, mas “soros e vitaminas” para ampliar a imunidade dos pacientes, além de outros tratamentos. “Tratei mais de 20 mil pacientes de covid aqui”, disse Lucia Peñafiel à reportagem do jornal El Comércio.

Além do medicamento, a polícia apreendeu também frascos de vitamina C e paracetamol, que a clínica aplicava como um tipo de tratamento precoce, além de máquinas de luz infravermelha e laser. “Usamos o calor, que nos pacientes funciona como se aplicássemos oxigênio”, alegou Peñafiel, sobre técnicas aplicadas sem nenhuma comprovação científica.

Veja também

  • China vacinou mais de 22 milhões de pessoas contra covid-19

    Internacional

    China vacinou mais de 22 milhões de pessoas contra covid-19

     


  • América Latina terá 280 milhões de doses da vacina pelo Covax

    Internacional

    América Latina terá 280 milhões de doses da vacina pelo Covax

     


  • Reino Unido: turistas de países com novas variantes farão quarentena

    Internacional

    Reino Unido: turistas de países com novas variantes farão quarentena

     

O secretário de Segurança de Quito, César Díaz, publicou em sua conta do Twitter um vídeo em que a polícia aparece lacrando a entrada da clínica.

No início da pandemia, o Equador foi um dos países mais atingidos pela doença na América Latina. Até o momento, foram registrados mais de 242 mil casos e 14,6 mil mortes, números proporcionalmente altos em relação à população do país, de pouco mais de 17 milhões de pessoas.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.