Peru: boca de urna aponta empate técnico quádruplo na eleição

peru:-boca-de-urna-aponta-empate-tecnico-quadruplo-na-eleicao
Jornal Lagoa News

Pedro Castillo (centro) é abraçado por apoiador em seu comitê na cidade de Cajamarca Pedro Castillo (centro) é abraçado por apoiador em seu comitê na cidade de Cajamarca – Stringer / EFE – 11.4.2021

Os candidatos à presidência do Peru Pedro Castillo, Hernando de Soto, Keiko Fujimori e Yonhy Lescano foram os mais votados nas eleições peruanas realizadas neste domingo (11) no Peru, de acordo com uma pesquisa de boca de urna publicada logo após o fechamento dos colégios eleitorais, que registra uma diferença entre os quatro que não excede a margem de erro.

Leia também: Peru e Equador vão às urnas hoje para escolher novos presidentes

A amostra, realizada pela empresa Ipsos e publicada pelas emissoras de televisão “América” e “Canal N”, será a única a ser divulgada nesta noite. A margem de erro é de 3%.

Segundo os dados, Castillo, candidato da extrema esquerda e uma das surpresas da campanha eleitoral, teria obtido 16,1% dos votos, enquanto Hernando de Soto e Keiko Fujimori, ambos da direita, estariam iguais em 11,9% dos votos, seguidos por Yonhy Lescano, de centro-esquerda, com 11%.

Se os resultados da pesquisa se confirmarem nas urnas, é praticamente certo que Castillo, do Partido Peru Livre, irá ao segundo turno, em junho próximo. Restaria determinar quem será seu adversário.

De sua região natal de Cajamarca, Castillo pediu calma e tranquilidade à população, enquanto seus partidários lançavam fogos de artifício e dançavam nas ruas em meio a uma grande agitação.

“É verdade que há uma efervescência entre o povo, mas temos que respeitar os dados oficiais”, declarou o professor e líder sindical à emissora “América Noticias”. “Se os resultados forem confirmados, quero agradecer enormemente a todos e a cada um dos professores do Peru”, completou o agora favorito das eleições.

Além disso, a pesquisa da Ipsos revelou 10,5% dos votos a favor do candidato de extrema direita Rafael Lopez Aliaga, 8,8% para a esquerdista Veronika Mendoza, 6,4% para o ex-jogador de futebol George Forsyth e 5,8% para o empresário Cesar Acuña, entre um total de 18 candidatos.

Mais de 25 milhões de eleitores estavam convocados a votar nestas eleições gerais para eleger o presidente, dois vice-presidentes e o novo Congresso. Contudo, as abstenções ficaram evidentes durante o pleito devido ao perigo de contágio pelo coronavírus, em um novo pico de infecções em território peruano.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.