Organização do tempo é uma das “matérias” mais exigentes do ENEM

organizacao-do-tempo-e-uma-das-“materias”-mais-exigentes-do-enem
Jornal Lagoa News
Concentração e organização do tempo para cada questão fazem parte do preparo para a prova

Concentração e organização do tempo para cada questão fazem parte do preparo para a prova
Reprodução/Portal R7

Menos um dia no calendário; logo, mais um dia de ansiedade. À medida que o ENEM se aproxima e as dúvidas finais são revisadas, existe uma matéria tão importante quanto qualquer outra para um bom resultado final: a administração do tempo.

Antes de começar o dia de prova, é preciso planejar para usar o tempo a seu favor. É preciso considerar o tempo para a resolução de cada questão, imersão no tempo da redação, preenchimento no cartão de respostas e aquela pausa para o banheiro para ter uma prova tranquila e estruturada. O planejamento em 2021 ganhou etapas fundamentais, como a higienização das mãos durante a entrada e identificação, além da troca de máscaras de proteção durante a aplicação do exame.

Quer receber dicas e brilhar no Enem? Baixe o manual de hacks para a prova que a Estácio preparou. É grátis!

O ENEM tem 45 questões em cada uma das suas 4 provas objetivas, que acontecem em dois domingos. A cada fim de semana, o candidato realiza uma prova de 90 questões, somando 180 questões ao todo e deve preencher o caderno de respostas. No primeiro dia de prova, há também a redação de até 30 linhas.

O tempo para a redação
A redação do ENEM é extremamente importante quando o assunto é a nota final e acontece já no primeiro dia. Uma boa nota na redação pode ser decisiva em algumas aprovações dos tão sonhados cursos futuros, por isso, pense nela como uma prioridade do primeiro dia. A dica é fazer a redação antes de ir para as questões. Identifique o tema, monte um esqueleto das ideias que você vai usar como argumento em cada parágrafo e escreva um rascunho do seu texto. O tempo ideal para isso é em torno de 40 minutos.

Feito o rascunho, vá para a prova resolver as questões antes de passar a redação a limpo. Dessa forma, você garante que nenhum erro de gramática ou repetição de palavras passem despercebido pelos seus olhos já acostumados com o texto. Mas lembre-se, o texto final precisa ser entregue em uma folha específica do ENEM, então, considere pelo menos 30 minutos para esse processo. Se notar que seu tempo de prova está acabando e ainda precisa passar a redação a limpo, priorize seu texto.

Veja dicas da Estácio para fazer uma boa redação

Calculando o tempo necessário
Para a jornada, o ENEM considera 5h30 de duração da prova do primeiro dia e 5h para o segundo dia. Uma boa estratégia para aproveitar o tempo ao máximo é calcular quanto tempo você tem para responder cada questão, considerando também o quanto você precisa para preencher o caderno de respostas.

Como a prova do primeiro dia tem 5 horas e 30 minutos, podemos considerar 330 minutos de duração que, divididos pelo número de questões (90), dá 3,66 minutos para cada. Porém, não é só pensar e assinalar a resposta correta, há também o tempo de preenchimento do gabarito e a redação. O tempo é escasso quando levamos em conta a quantidade de textos para ler ou contas a fazer, mas é exatamente por isso que o planejamento é essencial.

No segundo dia de prova o cenário muda um pouco, já que são apenas 5 horas. Neste caso, se você optar por preencher o gabarito em meia hora, tem exatos 3 minutos para resolver cada questão. Considere isso antes do dia da prova e tente fazer os exercícios em casa já neste tempo.

Que tal começar pelas questões que você domina? Assim você as elimina com mais agilidade e ganha alguns minutos a mais para se dedicar às questões que você tem mais dificuldade. Ao encontrar um enunciado que você não sabe, pule para a próxima e deixe a anterior marcada para que volte nela quando tiver mais tempo. Vão existir questões complexas de assuntos que você sabe, mas priorize as que demandam menos tempo.

Ao planejar seu tempo de prova, leve em conta também suas necessidades fisiológicas, como idas ao banheiro, pausa para se alimentar e troca de máscara e não pense nisso como coisas que “atrapalham” seu desempenho. Seu corpo precisa estar bem para que sua mente funcione perfeitamente e você pode usar esses minutinhos para recuperar o fôlego e se inspirar para as questões faltantes.

Preparação para o Enem com a Estácio: 8 dicas que vão deixar você pronto para a prova

Preencha o cartão de respostas
O cartão de respostas é o documento oficial que vai provar seu desempenho no exame e, por isso, preenche-lo com atenção é um dos passos mais importantes desta jornada. Não adianta acertar todas as questões no caderno de provas e não preencher o gabarito, portanto, reserve a última meia hora de prova para fazer isso e coloque toda a sua atenção nesse processo.

Se você não se sente seguro para preencher o gabarito de uma vez, pode criar estratégias como marcar de dez em dez questões ou algo que te deixe mais confortável. Dessa forma, você resolve a prova e já garante o gabarito e não deixa tudo para o final.

As provas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. O calendário foi alterado em função da pandemia de coronavírus. A prova em papel será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro e o exame digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 29 de março.

O ENEM tá on! Quer receber dicas da Estácio e brilhar no Enem? Só vem!

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.