Oficina virtual ‘A conta que o Agro não paga: Impactos socioambientais no rastro das exportações’

oficina-virtual-‘a-conta-que-o-agro-nao-paga:-impactos-socioambientais-no-rastro-das-exportacoes’
Jornal Lagoa News

A oficina virtual A conta que o Agro não paga aborda os impactos socioambientais das exportações agropecuárias brasileiras, apresentando de forma interativa pesquisas, reportagens e estudos de caso produzidos pela Repórter Brasil e por outras organizações, institutos e universidades.  

A formação faz parte da campanha Our Food. Our Future, que busca mobilizar jovens para conhecer, debater e transformar a maneira como são produzidos os alimentos, pressionando por mudanças que tornem essa produção justa e sustentável. A iniciativa é liderada por uma coligação internacional de organizações da sociedade civil, da qual a Repórter Brasil faz parte, e financiada pela União Europeia. 

A oficina é gratuita, tem 3 horas de duração e é voltada para pessoas de 15 a 35 anos. 

Conteúdo 

Por meio de atividades, recursos audiovisuais e interação com os participantes, a oficina apresenta:  

-Violações presentes nas cadeias produtivas da carne bovina, soja, laranja, cana-de-açúcar e café;

-Estudos de caso, reportagens especiais e dados de pesquisa sobre contaminação por agrotóxicos, desmatamento, conflitos por terra e água e exploração do trabalho;

-Experiências de mobilização e ativismo nas redes sociais para dar visibilidade a esses impactos e pressionar por mudanças.

Certificado e material de apoio 

Após a oficina, os participantes recebem um certificado emitido pela Repórter Brasil e material com informações complementares para aprofundar conteúdos abordados no encontro, como dados de cada cadeia produtiva e das violações socioambientais e sugestões de documentários, reportagens especiais e fontes para pesquisa.

O que diz quem já participou da oficina?

“Gostei muito da dinâmica e da forma como os assuntos foram abordados.”

“A organização da oficina foi bastante didática, com diferentes referências e aberta às interações. Até já recomendei para outras pessoas!”

“Gostei da dinâmica, dos vídeos, das conversas e dos exemplos apresentados.”

“O que mais gostei na oficina foram a apresentação dos dados e a argumentação consistente.”

Quer participar da oficina? 

A formação pode ser organizada para grupos específicos, como estudantes de Ensino Médio ou faculdades e universidades de diversas partes do país, gestores, educadores, assistentes sociais e jovens integrantes de coletivos, movimentos ou organizações sociais do campo e da cidade.

Entre em contato

Se quiser mais informações sobre a oficina, organizar a participação de um grupo ou incluir a formação virtual em seu evento ou curso, escreva para o e-mail: oficina@reporterbrasil.org.br

O post Oficina virtual ‘A conta que o Agro não paga: Impactos socioambientais no rastro das exportações’ apareceu primeiro em Repórter Brasil.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.