Mulher de 90 anos é 1ª pessoa a ser vacinada contra covid-19 na Suíça

mulher-de-90-anos-e-1a-pessoa-a-ser-vacinada-contra-covid-19-na-suica
Jornal Lagoa News
vacina covid-19

vacina covid-19
EFE/Arquivo

Uma mulher de 90 anos que vive em um lar para idosos na cidade de Lucerna foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 na Suíça, onde a campanha de imunização se expandirá nos próximos dias até cobrir todo o país a partir do dia 4 de janeiro.

A Suíça registra uma taxa de 657 casos positivos de covid-19 para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, e uma ocupação de 72% dos leitos de unidades de terapia intensiva.

Essa situação obrigou o governo federal a endurecer novamente as restrições, entre elas o fechamento de todos os bares e restaurantes até o dia 22 de janeiro em todo o país, onde as atividades esportivas (exceto o esqui), culturais e de lazer também estão paralisadas.

Na terça-feira passada, a Suíça recebeu um primeiro lote de 107 mil doses da vacina produzida pelas empresas Pfizer e BioNTech, pouco após ter sido aprovada pelo órgão nacional encarregado de autorizar o uso de medicamentos.

A primeira vacinação, altamente simbólica, foi realizada em um lar para idosos em Lucerna e se expandirá na quinta-feira por outras cidades menores. Na semana que vem, núcleos urbanos mais densos receberão as primeiras vacinas, que serao administradas gratuitamente à população.

Com 8,6 milhões de habitantes, a Suíça assinou contratos para receber três vacinas que chegaram à fase mais avançada de desenvolvimento, totalizando 15,8 milhões de doses. As três requerem duas doses para proporcionar a imunidade superior a 90% indicada.

“A vacina funciona. Foi testada em estudos exaustivos”, afirmou o presidente da Comissão Federal de Vacinações, Christoph Berger.

O primeiro grupo a ser vacinado na Suíça será composto por pessoas com 75 anos ou mais. Em seguida, serão vacinadas as pessoas com idades entre 65 e 74 anos, pessoas com doenças crônicas e profissionais da saúde.

A previsão é que o resto da população possa começar a receber alguma das vacinas a partir de abril de 2021.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.