Metade dos aprovados na Unicamp vieram de escolas públicas

metade-dos-aprovados-na-unicamp-vieram-de-escolas-publicas
Jornal Lagoa News

Unicamp: cai o número de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenasUnicamp: cai o número de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas  –  Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo – 06.01.2021

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta terça-feira (9) os índices de inclusão social no vestibular 2021. O número de estudantes de escolas públicas aprovados na primeira chamada chegou a 49,8% do total de convocados, maior que no ano passado, quando o percenetual foi fe 47,5%. Este ano as vagas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que não foram oferecidas, o que imapactou no número de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme classificação do IBGE (nstituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O índice destes estudantes ficou em 33,8% do total, o que significa 1.098 estudantes. Em alguns cursos, o índice chegou a 50% ou próximo, como em História (50%), Ciência da Computação (50%), Ciências Econômicas (48,6%), Química (46%) e Enfermagem (45%). No ano anterior, o percentual registrado foi de 36,7%, somadas as modalidades vestibular e Enem, o que representou 1.183 estudantes pretos e pardos aprovados.

Também houve um aumento do número de estudantes de baixa renda beneficiados com a isenção total da taxa de inscrição. Este ano, na primeira chamada foram aprovados 629 candidatos isentos, o que representa 19,4% do total de convocados. O número superior ao do ano passado —  281 estudantes beneficiados pela isenção no vestibular e outros 104 na modalidade Enem, totalizando 385 isentos e um percentual de 11,9%.

Calendário

Todos os aprovados na primeira chamada do vestibular deverão fazer a matrícula eletrônica exclusivamente no dia 15 de março, das 9 às 17 horas, na página da Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular).

A lista de convocados em segunda chamada será divulgada no próximo dia 17 de março. Estão previstas até sete chamadas. As notas dos candidatos estarão disponíveis a partir desta quarta-feira (10)  na página da Comvest.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.