Esta data de congratulações aos avós não é comemorada somente no Brasil; a República Portuguesa também parabeniza os vovôs e vovós em 26 de julho. Assim, o dia dos pais de nossos pais é comemorado oficialmente no Brasil e em Portugal nesta data que representa o Dia dos Avós.
De modo característico, o Dia dos Avós é comemorado em data única, distinta do Dia dos Pais e do Dia das Mães; ou seja, há uma data exclusiva (26 de julho), dia fixo, para congratulações aos avós. Além disso, as comemorações aos pais não possuem data fixa, com o Dia das Mães, por exemplo, que é comemorado no segundo domingo do mês de maio. Diga-se de passagem, que a questão da data fixa e datas flexíveis não individualizam a estima especial nas datas em epígrafe. Entretanto, a comemoração do Dia dos Avós neste ano presenteou os avôs e as avós em pleno domingo, dia em que a maioria descansa no berço esplêndido do lar podendo solenizar em família, com maior magnitude, durante as 24 horas do dia a data alusiva.
Na verdade, a celebração do Dia dos Avós somente recebeu atenções dignificantes após o ano de 1980, com origem na ação encadeada pela vovó portuguesa, a premiada Sra. Ana Elisa do Couto (Dona Aninhas), que viveu entre os anos de 1926 à 2007. Ela embrenhou-se na luta pela causa em prol de uma comemoração digna de nota porque achava que a data não recebia seus devidos cuidados e solenidades a altura dos méritos dos avós, pois o esquecimento era notável antes dos anos 80.
Diante do postulado, Dona Aninhas então embrenhou-se na luta em favor de uma comemoração proba para os avós. Deste modo, ela visitou alguns países: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Suíça, África do Sul, Angola, Espanha, realizando um trabalho efetivo de propagação para evidenciar as felicitações do Dia dos Avós.
As viagens, pronunciamentos e luta social da Dona Aninhas por diversos países do mundo, clamando pela alusão e solidificação de uma comemoração digna aos pais dos pais, efetivou datas em quase todos os continentes. Em Panafiel, cidade natal da Dona Aninhas, situada na província do Porto, as autoridades do Poder Executivo homenagearam sua luta célere e construíram uma placa na praça da cidade.
DEIXAR UM COMENTÁRIO