Máscaras caseiras podem ajudar a evitar transmissão do Covid-19

Repórter Janary Bastos Damacena

Jornal Lagoa News

Com a disseminação do coronavírus (Covid-19) por todos os estados do país e a falta de máscaras para reduzir a transmissão da doença, muitas pessoas começaram a produzir as suas próprias, com diferentes tipos de tecidos.

Segue após a publicidade

Com a disseminação do coronavírus (Covid-19) por todos os estados do país e a falta de máscaras para reduzir a transmissão da doença, muitas pessoas começaram a produzir as suas próprias, com diferentes tipos de tecidos. Com isso, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explica que essas máscaras feitas em casa podem ajudar a combater a propagação do coronavírus.

“Servem perfeitamente bem e têm função de proteção tão boa quanto qualquer outra. E vocês podem fazer a reutilização, lavar com hipoclorito, ou podem até mesmo usar descartável”  (Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta).

Segue após a publicidade

De acordo com o ministro da Saúde, essas máscaras são uma proteção para as pessoas que precisam sair do isolamento ao mesmo tempo em que ajuda o Governo a abastecer os profissionais de saúde com equipamentos mais poderosos.

“O pessoal que está na parte de menor contato, que fica mais na questão do isolamento social – mais no distanciamento –, mas que precisa do reforço de barreira por conta da profissão, por conta da atividade. O que a gente acha também que vai ser mais uma das condicionantes para que a gente possa abastecer o sistema de saúde e ao mesmo tempo manter um padrão social equilibrado” (Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta).

É importante destacar que as investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo, em cerca de um metro, com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.