Kremlin diz que não há condições para ‘reiniciar’ laços com EUA

kremlin-diz-que-nao-ha-condicoes-para-‘reiniciar’-lacos-com-eua
Jornal Lagoa News

Putin e Biden tiveram sua primeira conversa na terça-feira

Putin e Biden tiveram sua primeira conversa na terça-feira – Michail Klementyev / Kremlin via EFE – EPA – 27.1.2021

O Kremlin disse nesta quarta-feira que não existem condições para reiniciar as relações entre a Rússia e os Estados Unidos após a conversa entre os presidentes Vladimir Putin e Joe Biden, e o acordo alcançado ontem para prolongar o tratado de desarmamento nuclear, Novo START, por cinco anos.

Leia também: Biden conversa com Putin pela 1ª vez como presidente dos EUA

“Por enquanto não há condições para um recomeço”, disse o porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, em sua coletiva de imprensa diária.

Ontem, Putin comunicou ao presidente americano a necessidade de normalizar as relações entre a Rússia e os Estados Unidos, não apenas no interesse de ambos os países, mas também o de toda comunidade internacional, em benefício da segurança e estabilidade no mundo.

“Muitos obstáculos”

 

No entanto, Peskov disse hoje que entre Moscou e Washington existem “muitos obstáculos” entre os dois países.

“Foi suficiente ontem que os presidentes tenham sublinhado a necessidade de prosseguir o diálogo, embora tenham destacado a existência de divergências bastante importantes” entre os dois governos, sublinhou Peskov, referindo-se ao conflito no leste da Ucrânia e à “agressão russa” mencionada ontem por Biden.

Biden disse a Putin sobre algumas questões que o preocupam, tais como os relatórios sobre pirataria do SolarWinds, as recompensas da Rússia ao Talibã para os soldados americanos no Afeganistão, a interferência nas eleições de 2020 nos EUA, o envenenamento do líder da oposição Alexei Navalny e o tratamento por parte das forças de segurança russas de manifestantes pacíficos.

Veja também

  • Biden afirma que buscará 'recuperação econômica para todos'

    Internacional

    Biden afirma que buscará ‘recuperação econômica para todos’

     


  • EUA vão comprar mais 200 milhões de doses de vacinas contra covid-19

    Internacional

    EUA vão comprar mais 200 milhões de doses de vacinas contra covid-19

     


  • Biden anuncia medidas para diminuir desigualdade racial

    Internacional

    Biden anuncia medidas para diminuir desigualdade racial

     

Segundo Peskov, o presidente russo deu “as explicações relevantes” sobre o caso Navalny, em prisão preventiva após ter sido preso logo após retornar da Alemanha à Rússia, onde se recuperou do envenenamento sofrido em agosto de 2020, que segundo o opositor, foi por ordem de Putin.

No último sábado, o opositor conseguiu levar às ruas de toda a Rússia mais de 110 mil pessoas, que pacificamente exigiram sua libertação e expressaram sua indignação com os casos de corrupção atribuídos pelo ativista a Putin, mas os protestos foram duramente reprimidos e resultaram na prisão de mais de 3,7 mil cidadãos.

De acordo com o Kremlin, os dois presidentes também discutiram em sua conversa – descrita como direta e franca pelo Kremlin – sobre a retirada dos Estados Unidos do Tratado Céus Abertos – pacto multilateral que busca transparência no controle de armas – do acordo nuclear com o Irã, a luta contra a pandemia do coronavírus e a cooperação comercial e econômica.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.