Kiev derruba monumento da era soviética que simbolizava amizade entre russos e ucranianos

kiev-derruba-monumento-da-era-sovietica-que-simbolizava-amizade-entre-russos-e-ucranianos
Jornal Lagoa News
Destruição do monumento foi aplaudida por ucranianos que presenciavam o momento

Destruição do monumento foi aplaudida por ucranianos que presenciavam o momento
Gleb Garanich/Reuters – 26.4.2022

Um monumento da era soviética erguido em Kiev para simbolizar a amizade entre Rússia e Ucrânia foi derrubado, nesta terça-feira (26), em resposta à invasão russa, de acordo com o prefeito da cidade.

A estátua mostrava um trabalhador ucraniano e outro russo em um pedestal, segurando juntos uma ordem soviética de amizade. A estátua estava localizada sob o “Arco da Amizade do Povo”, erguido em 1982 para comemorar o aniversário de 60 anos da União Soviética.

“O monumento […] simbolizava a amizade entre as nações ucraniana e russa. Agora vemos o que essa ‘amizade’ é — a destruição de cidades ucranianas, a ruína da vida dos ucranianos, o assassinato de dezenas de milhares de pessoas pacíficas. Estou convencido que esse monumento tem um significado inteiramente diferente agora”, disse o prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko.

A invasão da Rússia à Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro, deixou milhares de pessoas mortas ou feridas, reduziu cidades a cinzas e forçou mais de cinco milhões de pessoas a fugirem a outros países.

Moscou chama suas ações de uma “operação especial” para desarmar a Ucrânia e protegê-la de fascistas.

Ucrânia e o Ocidente dizem que esse é um pretexto falso para uma guerra iniciada sem provocação para tomar territórios, o que gerou temores de um conflito mais amplo na Europa que não é visto desde a Segunda Guerra Mundial.

À medida em que o monumento caía, uma multidão aplaudiu, cantando “Glória à Ucrânia, glória aos heróis, glória à nação Ucrânia”.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.