Itens de Napoleão serão leiloados no bicentenário de sua morte

itens-de-napoleao-serao-leiloados-no-bicentenario-de-sua-morte
Jornal Lagoa News

Lenço manchado de sangue será leiloado na OsenatLenço manchado de sangue será leiloado na Osenat – Christophe ARCHAMBAULT / AFP

Por ocasião do bicentenário da morte de Napoleão, a casa de leilões Osenat vai leiloar, nesta quarta-feira (5), várias mechas de cabelo do imperador, assim como um lenço e um pedaço de pano manchado de sangue que foi usado em sua necrópsia.

Os objetos, que serão vendidos em Fontainebleau, na França, são acompanhados por uma nota manuscrita: “Esta bolsa de seda branca contém o cabelo de Sua Majestade o Imperador Napoleão I, um lenço que lhe pertenceu e um pano manchado de sangue (…) Foram doados ao meu pai pelo General de Montholon, ao regressar de Santa Helena”, indica a nota assinada pelo “Segundo Duque de Bassano”.

Montholon foi um dos companheiros de Napoleão durante seu exílio. Ele compareceu à necrópsia realizada no dia seguinte de sua morte, em 5 de maio de 1821.

Veja também

  • Índia supera 20 milhões de casos de covid com caos nos hospitais

    Internacional

    Índia supera 20 milhões de casos de covid com caos nos hospitais

     


  • ONU denuncia uso excessivo da força em protestos na Colômbia

    Internacional

    ONU denuncia uso excessivo da força em protestos na Colômbia

     


  • Presidente do México promete investigar acidente no metrô

    Internacional

    Presidente do México promete investigar acidente no metrô

     

Junto com essas relíquias, a casa Osenat, especializada na venda de objetos da monarquia e do império da França, vai leiloar um “estudo de perna para o Papa Pio VII” feito pelo pintor oficial de Napoleão, Jacques-Louis David, em antecipação ao seu famoso quadro, “A Consagração”.

Também estará à venda uma elegante escultura representando uma carruagem de madeira verde e dourada que pertenceu à Imperatriz Josefina, decorada com uma estátua da deusa grega Hebe e uma águia com asas abertas.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.