Irã denuncia ‘ato terrorista’ contra instalação nuclear

ira-denuncia-‘ato-terrorista’-contra-instalacao-nuclear
Jornal Lagoa News

Incidente aconteceu nas instalações de Natanz, perto da capital, Teerã Incidente aconteceu nas instalações de Natanz, perto da capital, Teerã – Maxar Technologies via AFP – Arquivo

A instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, no centro do Irã, sofreu um apagão neste domingo (11), como resultado de um ato de “terrorismo antinuclear”, denunciou a Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA).

“A República Islâmica do Irã, ao mesmo tempo em que condena essa ação inútil, ressalta a necessidade de que a comunidade internacional e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) enfrentem esse terrorismo antinuclear”, declarou o chefe da OIEA, Ali Akbar Salehi, em comunicado divulgado pela TV estatal.

O incidente, noticiado primeiramente pela agência de notícias oficial Fars, citando o porta-voz da OIEA, Behrouz Kamalvandi, ocorreu um dia depois que o complexo Chahid-Ahmadi-Rochan de Natanz colocou em operação novos conjuntos de centrífugas, apesar de serem proibidas pelo acordo em relação ao programa nuclear iraniano, firmado em 2015. A referida usina é um dos principais centros do programa nuclear da República Islâmica.

“Tivemos um acidente em uma parte da rede elétrica da instalação de enriquecimento de Chahid-Ahmadi-Rochan. Há um apagão […], mas não sabemos a causa”, informou Kamalvandi em entrevista por telefone à emissora estatal, dando a entender que a falha ainda não havia sido reparada no meio da manhã.

Kamalvandi não especificou se o apagão ocorreu apenas na usina de enriquecimento ou se também afetou outras instalações do complexo.

Veja também

  • Primeira usina nuclear do mundo árabe entra em funcionamento

    Internacional

    Primeira usina nuclear do mundo árabe entra em funcionamento

     


  • Navio de carga iraniano é atacado no Mar Vermelho, afirma emissora

    Internacional

    Navio de carga iraniano é atacado no Mar Vermelho, afirma emissora

     


  • Irã celebra declaração 'promissora' dos EUA sobre sanções

    Internacional

    Irã celebra declaração ‘promissora’ dos EUA sobre sanções

     

“Felizmente, não houve mortes, feridos ou contaminação. Não houve nenhum problema em particular, o acidente está sendo investigado”, ressaltou o porta-voz à emissora, acrescentando que “não tinha mais informações até o momento”.

“Este incidente, que ocorreu [no dia seguinte] ao Dia Nacional da Tecnologia Nuclear e com o Irã fazendo um esforço para que os ocidentais suspendam as sanções, é altamente suspeito de [funcionar como um ato de] sabotagem ou infiltração”, denunciou no Twitter o deputado Malek Chariati, porta-voz da Comissão Parlamentar de Energia.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.