Idosos acamados de Campo Grande recebem vacina contra gripe em casa

Repórter Agência do Rádio

Jornal Lagoa News

Profissionais de saúde da prefeitura percorrem casa a casa para imunizar pessoas acima de 60 anos

Em Campo Grande, idosos acamados ou com dificuldade de locomoção serão vacinados contra o vírus Influenza, causador da gripe, dentro de casa. Profissionais de saúde da prefeitura percorrem casa a casa para imunizar esse público. A expectativa é que três mil idosos sejam vacinados dentro do próprio domicílio até 15 de abril, último dia da primeira fase da campanha. 

Para esta tarefa, a prefeitura da cidade conta com o apoio da Câmara Municipal de Campo Grande e do Ministério Público Estadual, que emprestaram veículos para ajudar no transporte das equipes. Para que o idoso receba a vacinação contra o Influenza em casa, é necessário que ele ou algum responsável entre em contato, por telefone, na unidade de saúde de referência da região em que mora. 

Idosos com problemas renais crônicos continuam sendo imunizados nas unidades de saúde, também com agendamento. As pessoas acima de 60 anos são vacinadas em farmácias conveniadas pela Prefeitura.

A superintendente de Vigilância em Saúde de Campo Grande, Veruska Lahdo, recomenda que os moradores de Campo Grande que querem se vacinar contra Influenza fiquem de olho nos canais de comunicação da prefeitura. “Toda informação, todos os pontos de vacinação referentes à campanha de Influenza são informados na página da Sesau: www.campogrande.gov.br/sesau. Lá tem a lista completa dos locais de vacinação das 53 farmácias e das unidades de saúde com a vacina disponível”. corona 2

Devido à grande procura, a vacina contra gripe se esgotou no terceiro dia de campanha. Novas doses serão entregues pelo Ministério da Saúde nesta segunda semana de campanha. O Ministério da Saúde envia as vacinas de forma escalonada e cabe a cada prefeitura planejar a distribuição. 

A Campanha Nacional de Vacinação será realizada em três fases e termina em 22 de maio. A coordenadora Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, tranquiliza a população de Campo Grande e garante que haverá vacina para todos os grupos prioritários.

“Todas as pessoas serão vacinadas em cada fase. As vacinas estão sendo entregues de forma escalonada, de acordo com a entrega do Instituto Butantã, que é o produtor.”

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório com alto potencial de transmissão, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas da gripe são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca.

O Ministério da Saúde alerta que, para evitar o contágio de gripe e de outras infecções, além de tomar a vacina a população deve seguir medidas simples como higienizar as mãos e manter hábitos saudáveis. Em todas as etapas da vacinação, 67 mil campo-grandenses devem ser imunizados, conforme estimativa da prefeitura da cidade.

Para mais informações sobre a campanha de vacinação contra Influenza, acesse: saude.gov.br/influenza ou ligue para a Secretaria de Saúde de Campo Grande no telefone (67) 3314-3000.

Em caso de fila, nos postos de saúde, mantenha distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente os idosos.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.