Holanda suspende vacina de Oxford para quem tem menos de 60 anos

holanda-suspende-vacina-de-oxford-para-quem-tem-menos-de-60-anos
Jornal Lagoa News

País aguarda a conclusão da investigação da Agência Europeia de MedicamentosPaís aguarda a conclusão da investigação da Agência Europeia de Medicamentos  –  EFE/EPA/ZURAB KURTSIKIDZE

O governo da Holanda decidiu nesta sexta-feira (2) que pessoas com menos de 60 anos não vão receber a vacina de Oxford contra a covid-19 nos próximos dias, enquanto é aguardada a conclusão de uma investigação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) sobre casos de coagulação sanguínea detectados após a vacinação.

Em carta ao Parlamento holandês, o ministro da Saúde em exercício, Hugo de Jonge, explicou que a decisão é motivada por possíveis problemas de coagulação que podem estar ligados à vacinação com o imunizante de Oxford. A situação está sendo investigada pelo comitê de segurança da EMA.

Leia mais: Bolívia fecha fronteira com o Brasil a partir desta sexta-feira (2)

“A questão crucial continua sendo se estas são reclamações pós ou pré-vacinação. Penso que é muito importante que os casos holandeses também sejam devidamente investigados. Devemos pecar pelo excesso de precaução. É prudente pressionar o botão de pausa como precaução”, disse De Jonge.

O departamento holandês que monitora efeitos colaterais de medicamentos (Lareb) informou hoje que recebeu cinco relatos de mulheres de 25 a 65 anos que desenvolveram trombose em combinação com um número reduzido de plaquetas. Uma delas morreu após desenvolver uma embolia pulmonar extensa dentro de dez dias após a vacinação com o imunizante de Oxford.

Veja também

  • Polícia fecha acesso ao Congresso dos EUA após ameaça de segurança

    Internacional

    Polícia fecha acesso ao Congresso dos EUA após ameaça de segurança

     


  • EUA recebe enviados da Ásia para ajustar estratégia norte-coreana

    Internacional

    EUA recebe enviados da Ásia para ajustar estratégia norte-coreana

     


  • Morre cientista japonês vencedor do Nobel por inventar a luz de LED

    Tecnologia e Ciência

    Morre cientista japonês vencedor do Nobel por inventar a luz de LED

     

A Holanda injetou até agora cerca de 400 mil doses dessa vacina. Ainda não há evidências claras ligando a morte relatada e os casos de trombose à vacinação.

A EMA reiterou em várias ocasiões que ainda não vê uma ligação direta entre a vacina de Oxford e os casos de trombose, embora não exclua essa possibilidade.

A Alemanha decidiu na última quarta-feira aplicar a vacina de Oxford apenas em pessoas com mais de 60 anos de idade, devido ao risco de que a trombose seja um efeito colateral da vacinação em pessoas mais jovens. Já o Canadá adotou como idade mínima 55 anos para a aplicação do imunizante.

Jornal Lagoa News

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.