Guillermo Lasso vence eleição presidencial no Equador

guillermo-lasso-vence-eleicao-presidencial-no-equador
Jornal Lagoa News

Guillermo Lasso discursa após a votação na tarde deste domingo (11), em Guayaquil Guillermo Lasso discursa após a votação na tarde deste domingo (11), em Guayaquil – Mauricio Torres / EFE – 11.4.2021

Com 98,37% das urnas da votação do segundo turno apuradas, o ex-banqueiro e candidato da direita Guillermo Lasso foi eleito, neste domingo (11), como futuro presidente do Equador. Ele registra 52,49% dos votos válidos, contra 47,51% de Andrés Arauz, candidato da esquerda.

Após perder duas vezes no segundo turno, em 2013, pelo ex-presidente Rafael Correa, e em 2017, pelo atual presidente Lenín Moreno, Lasso conseguiu por fim vencer a eleição e governará o país de 24 de maio deste ano a 24 de maio de 2025.

O alto número de votos nulos, cerca de 1,615 milhão, chamou a atenção. Muitos dos eleitores do candidato indígena de centro Yaku Pérez, terceiro colocado no primeiro turno, preferiram anular seus votos.

O resultado foi uma grande virada em relação ao primeiro turno, quando Arauz venceu com folga, com 32,72% dos votos, enquanto Lasso ficou com 19,74%.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.