Fuvest: Saiba qual foi o grau de dificuldade da 1ª fase do vestibular

fuvest:-saiba-qual-foi-o-grau-de-dificuldade-da-1a-fase-do-vestibular
Jornal Lagoa News

130 mil candidatos realizaram a 1ª fase da Fuvest neste domingo (10)130 mil candidatos realizaram a 1ª fase da Fuvest neste domingo (10) – RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A 1ª fase da Fuvest, prova que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo, foi realizada neste domingo (10). Mais de 130 mil candidatos disputaram as vagas para a próxima fase do vestibular.

Na avaliação do coordenador do cursinho Etapa, Edmilson Motta, a prova de matemática não foi difícil neste ano. “A matéria que costuma ser o horror dos estudantes foi mais acessível. As questões tiveram poucos cálculos e as respostas foram mais diretas”.

Abstenção no vestibular da Fuvest volta a subir após 5 anos

Por outro lado, a prova de português foi mais exigente. “As questões abordaram a gramática da língua, como pronomes e tempos verbais, temas que não apareciam há décadas e esse ano voltaram”, comenta Edmilson.

Para Daniel Perry, diretor do Curso Anglo, a prova foi acessível e teve um nível de dificuldade entre fácil e médio. “As questões foram muito bem elaboradas, muito claras e sem dubiedade”, avaliou.

“Foi uma prova que dialogou com a tradição da Fuvest e demonstrou um cuidado com esse contexto em que vivemos, no qual houve perdas pedagógicas devido à difícil adaptação ao EAD”, observou Perry.

Estudantes não dispensam abraço de ‘boa sorte’ no 1º dia de Fuvest

O professor Daniel Cecílio, diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, também afirmou que a primeira fase foi uma prova semelhante às aplicadas pela Fuvest em anos anteriores, com diferentes níveis de dificuldade entre as disciplinas.

“Uma coisa que chamou bastante atenção e foi um ponto surpreendente foi a ausência do tema covid. A Fuvest não contextualizou a sua prova com esse momento da pandemia”, disse Cecílio, que vê uma avaliação mais difícil do que a da Unicamp.

A questão mais difícil, segundo o coordenador do Etapa, foi uma de história que questionava o candidato sobre o papel das mulheres nas cidades-estado da Grécia. “Infelizmente, essa deve ser uma daquelas que têm poucos acertos no exame por exigir um conhecimento muito específico.”

Ele destaca que muitas questões dependiam da interpretação de gráficos e de tabelas para chegar à resposta, o que costuma ser uma característica das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre as 90 perguntas do caderno, estavam também aquelas que exigem conteúdos de mais de uma matéria, a chamada interdisciplinaridade.

Segundo Edmilson, uma característica de outros anos que foi mantida foi a ausência de assuntos muito atuais, como a pandemia de covid-19, apesar de trazer alguns contextos pontuais em algumas perguntas.

“A Fuvest está de parabéns por ter entregue o que prometeu: uma prova acessível, de alta qualidade e que indica o tipo de aluno que a USP deseja que ingresse na universidade, um aluno com formação sólida, atento e bem preparado”, completou Perry, do Anglo.

A 2ª fase da prova da Fuvest será realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro. A lista de aprovados será divulgada no dia 19 de março.

Fuvest 2021: candidatos fazem revisão poucas horas antes da prova

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.