Fuga e tangência ao tema prejudicam redação do Enem

fuga-e-tangencia-ao-tema-prejudicam-redacao-do-enem
Jornal Lagoa News

Atenção para não fugir ao tema

Atenção para não fugir ao tema
Reprodução site

Começou a contagem regressiva para o Enem, que tem início neste domingo (17). E a primeira prova será a de redação. O professor Rodrigo Bezerra lembra que é muito comum fugir do tema. “A fuga do tema ocorre quando o candidato escreve um texto que não traz nenhuma referência à frase temática da redação. Para evitar que isso ocorra, você precisa ter uma boa interpretação da proposta”, explica.

Parece incrível, mas a “fuga do tema” é a situação que mais leva à nota zero segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Tem gente que não foge totalmente do tema, mas aborda o assunto de forma incompleta. Nesse caso, os corretores vão considerar como “tangenciar o tema”. Assim, o candidato pode não zerar na redação, mas a nota vai cair bastante.
Para ter mais dicas para evitar fugir do tema, veja o vídeo da aula 8 do professor Rodrigo Bezerra. E mande sua redação.

Quer saber como vocês está? Aproveite o projeto Esquenta Enem, uma parceria da faculdade Cruzeiro do Sul Virtual e do R7 com o portal Redação Interativa para testar sua escrita. Sua redação será corrigida nos mesmos moldes do Enem e os professores apontarão onde você pode melhorar. vai lá, ainda dá tempo.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.