FBI abriu mais de 170 inquéritos sobre invasão ao Capitólio

fbi-abriu-mais-de-170-inqueritos-sobre-invasao-ao-capitolio
Jornal Lagoa News

O procurador Michael Sherwin disse que a investigação é 'sem precedentes' O procurador Michael Sherwin disse que a investigação é ‘sem precedentes’ – Sarah Silbiger / Pool via Reuters – 12.1.2021

O FBI e o Departamento de Justiça dos EUA anunciaram, nesta terça-feira (12), que mais de 170 inquéritos já foram abertos para apurar crimes relacionados à invasão do Congresso norte-americano por apoiadores do presidente Donald Trump, na última quarta-feira. O número se refere aos invasores já identificados, que podem chegar a centenas nos próximos dias.

Leia também: FBI alerta para novos ataques se Trump for afastado

Em uma coletiva conjunta, o procurador do Distrito de Columbia Michael Sherwin e o diretor do escritório regional do FBI em Washington, Steven D’Antuono, disseram que o número ainda é a “ponta do iceberg” e que esperam que o número aumente exponencialmente.

“Nesses últimos seis dias, recebemos mais de 100 mil fotos e vídeos do público. É uma investigação sem precedentes, não apenas na história do FBI como do Departamento de Justiça”, afirmou Sherwin.

Dezenas de acusações

 

Segundo eles, o número de diferentes acusações criminais que serão feitas é “atordoante”, e vão de uma simples invasão até assassinato, passando por roubo de correspondência, de aparelhos eletrônicos, agressão contra agentes de segurança e roubo de informações de segurança nacional. “Estou falando de acusações que incluem sedição e conspiração”, comentou Sherwin.

Veja também

  • 'Maior caça às bruxas da história', diz Trump sobre impeachment

    Internacional

    ‘Maior caça às bruxas da história’, diz Trump sobre impeachment

     


  • Trump aprova declaração de emergência em Washington

    Internacional

    Trump aprova declaração de emergência em Washington

     


  • Câmara dos Representantes votará impeachment de Trump na 4ª

    Internacional

    Câmara dos Representantes votará impeachment de Trump na 4ª

     

Por sua vez, D’Antuono afirmou que mesmo os manifestantes que deixaram Washington após a invasão poderão ser abordados por agentes locais do FBI. “Podemos bater na sua porta a qualquer momento”, disse o diretor.

Sherwin também confirmou que bombas de fabricação caseira foram realmente deixadas nas sedes dos partidos Democrata e Republicano na quarta-feira. Segundo ele, os artefatos tinham timers e os investigadores não sabem dizer porque eles não foram detonados.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.