EUA: sob tensão, Geórgia escolhe seus senadores nesta 3ª

eua:-sob-tensao,-georgia-escolhe-seus-senadores-nesta-3a
Jornal Lagoa News

Reuters

Dois meses após a realização da eleição geral dos EUA em novembro, o Estado da Geórgia vai definir, nesta terça-feira (5), quem serão seus dois senadores, em um segundo turno que poderá ser decisivo para o governo do presidente eleito Joe Biden, e que também pode ser afetado pela luta de Donald Trump contra o resultado do pleito presidencial.

Leia também: Secretário de Estado da Geórgia relata pressão para atender Trump

Os atuais senadores, os republicanos David Perdue e Kelly Loeffler, podem garantir o controle do Senado, já que seu partido já tem 50 cadeiras garantidas na casa, caso apenas um deles vença. Os democratas Jon Ossoff e Raphael Warnock, por sua vez, precisam vencer as duas disputas para empatar a contagem.

Se isso acontecer, qualquer votação com 50 a 50 no placar será decidida no voto de desempate, função que caberá à vice-presidente eleita Kamala Harris que também será presidente do Senado.

Eleição especial

 

Um segundo turno em eleição norte-americana é uma ocorrência rara e ainda se junta ao fato de ambas as cadeiras estarem em disputa. A vaga de Perdue é a que estaria em jogo normalmente seguindo o calendário eleitoral. Ele foi eleito em 2014 e cumpriu os seis anos regulamentares.

A cadeira ocupada por Kelly Loeffler está em uma eleição especial porque o senador Johnny Isakson, eleito em 2016, se aposentou em 2019 por motivos de saúde. O governador do Estado, Brian Kemp, apontou Loeffler para ocupar o cargo ao longo de 2020 até a votação desta terça, que definirá quem será o senador pelo restante do mandato, que se encerra em 2022.

Ambos os cargos estão em aberto porque nenhum dos candidatos teve votação acima de 50% na primeira votação, em 3 de novembro. Ao contrário de outros Estados, a Geórgia não teve apenas dois candidatos para cada vaga. Na votação de Perdue e Ossoff, havia um candidato independente na lista e na de Loeffler e Warnock, mais um republicano e um democrata.

Batalha intensa

 

Além de inusitada, a votação ainda acontece em um clima de desconfiança por conta das ações do presidente Donald Trump para tentar reverter sua derrota no Estado. No fim de semana, foi divulgado o áudio de uma ligação que ele fez para o secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, pedindo que ele “achasse” votos que o fizessem vencer Biden.

Para republicanos no Estado, os diversos boatos divulgados por Trump podem ajudar a espantar eleitores do partido nesta terça, por minar a confiança pública na eleição. As pesquisas de intenção de voto indicam um leve favoritismo de Ossoff sobre Perdue (49,3% a 47,9%) e de Warnock sobre Loeffler (49,6% a 47,6%) .

Além disso, assim como ocorreu na eleição presidencial, o voto antecipado terá um peso importante na decisão. No total, 3.032.066 eleitores, mais de 39% do total de pessoas aptas a votar, já depositaram seus votos. Como essa modalidade costuma ser mais escolhida por eleitores democratas, os republicanos correm para incentivar a participação.

Na segunda (4), tanto o presidente eleito, Joe Biden, quanto o presidente Trump estiveram no Estado, num esforço de empurrar mais eleitores para os locais de votação nesta terça-feira.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.