EUA emitem alerta de terrorismo por parte de extremistas no país

eua-emitem-alerta-de-terrorismo-por-parte-de-extremistas-no-pais
Jornal Lagoa News

Invasão do Capitólio no último dia 6 colocou autoridades em alertaInvasão do Capitólio no último dia 6 colocou autoridades em alerta – Jim Lo Scalzo/EFE/EPA – 06.01.2021

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos emitiu nesta quarta-feira (27) um alerta sobre a existência de “um cenário de maior ameaça” terrorista dentro do país motivado por “extremistas” frustrados com a transição presidencial, entre outras razões.

Leia também: Covid: 38 policiais do Capitólio foram infectados após invasão

A pasta publicou um boletim do Sistema Nacional de Aconselhamento sobre Terrorismo (NTAS, na sigla em inglês), que adverte sobre a presenta de “um cenário de maior ameaça (terrorista) nos EUA que provavelmente persistirá durante as próximas semanas”.

Nenhuma ameaça específica é citada, mas o Departamento de Segurança Nacional adverte que este ambiente tenso continuará “durante semanas”, após o democrata Joe Biden ter tomado posse como presidente, sucedendo o republicano Donald Trump.

Medo de novos atos violentos

 

A informação recebida pelo governo americano indica que alguns “extremistas ideologicamente violentos” que se opõem a Biden podem continuar se mobilizando e organizando atos de violência.

Veja também

  • Filho de brasileiros é preso nos EUA por invasão do Capitólio

    Internacional

    Filho de brasileiros é preso nos EUA por invasão do Capitólio

     


  • EUA: mais de 90 pessoas são presas após invasão ao Capitólio

    Internacional

    EUA: mais de 90 pessoas são presas após invasão ao Capitólio

     


  • Quais os impactos da invasão do Capitólio para o futuro dos EUA

    Internacional

    Quais os impactos da invasão do Capitólio para o futuro dos EUA

     

Um dos pontos que mais preocupa a pasta é que alguns desses “extremistas” se sintam legitimados após diversos apoiadores de Trump terem invadido o Capitólio no dia 6 de janeiro.

Periodicamente, o Departamento de Segurança Nacional emite advertências à população, mas normalmente esses avisos ocorrem como precaução diante de um possível ataque por parte de governos estrangeiros ou grupos radicais, mas não por extremistas de dentro dos EUA.

O alerta mais recente tinha como foco possível ameaças do Irã. O novo aviso será mantido em vigor até o dia 30 de abril.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.