Etecs divulgam resultado do pedido de redução do vestibulinho 2022

etecs-divulgam-resultado-do-pedido-de-reducao-do-vestibulinho-2022
Jornal Lagoa News


Gastão Guedes/Divulgação

As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) divulgaram na última quarta-feira (17) a relação dos beneficiados com a redução de 50% do valor da taxa de inscrição no vestibulinho de 2022 no site. Os contemplados têm até o dia 30 de novembro para fazer a inscrição no processo seletivo.

Quem não foi contemplado com o desconto poderá entrar com recurso para solicitar nova análise, nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19) por meio da plataforma digital do vestibulinho. 

As Etecs disponibilizam computador e acesso à internet aos interessados na inscrição. Para usar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS (Centro Paula Souza). Os interessados devem entrar em contato com a sua unidade para confirmar o horário de atendimento e realizar o agendamento.

Processo Seletivo

A seleção dos candidatos para o Vestibulinho das Etecs se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

O processo seletivo para o primeiro semestre de 2022 oferece 87.415 vagas para os ensinos técnico, integrado, médio com ênfase e especialização técnica.

Esse número inclui 47.070 vagas para os cursos técnicos presenciais, semipresenciais e online, destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que oferecem um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) que funcionam por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da capital e com a Secretaria Estadual da Educação.

Para o Ensino Médio Integrado ao Técnico as 36.915 vagas estão distribuídas entre os programas: Novotec Integrado ou em um único período (M-Tec) e AMS (Articulação da Formação Profissional Média e Superior), que permite a conclusão dos ensinos médio, técnico e superior tecnológico em cinco anos, um ano a menos que o período previsto para cursar as três modalidades.

Já o ensino médio com ênfase (itinerário formativo) oferece 2.725 vagas, enquanto os cursos de especialização técnica disponibilizam 705 vagas, distribuídas entre os formatos presencial e online.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Etecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.