Estudantes da periferia vão ganhar reforço escolar gratuito

estudantes-da-periferia-vao-ganhar-reforco-escolar-gratuito
Jornal Lagoa News

Parceria entre institutos viabiliza instalações de polos educacionais em periferias no BrasilParceria entre institutos viabiliza instalações de polos educacionais em periferias no Brasil Divulgação/Instituto Alicerce

O Instituto Alicerce e a ONG (Organização Não-Governamental) TETO Brasil se uniram em uma causa social que deve beneficiar cerca de 300 estudantes no país. Serão construídos polos educacionais na periferia de Curitiba e Araucária (PR), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG). A expectativa é que as obras comecem em julho deste ano.

O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que busca transformar a vida de famílias e alunos em situação de vulnerabilidade social por meio da Educação. A TETO Brasil é uma organização que atua em projetos de construção de moradias com apoio dos moradores da comunidade e voluntários.

“Esta união deve alcançar alunos do fundamental e do médio com idade entre 5 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, elevando a qualidade no ensino para a comunidade local”, explica a diretora executiva do Instituto Alicerce, Andrea Matsui.

Veja também

  • Aplicação do Enem não está prevista nas metas do Inep

    Educação

    Aplicação do Enem não está prevista nas metas do Inep

     


  • Ex-faxineiro passa em medicina usando método de memorização

    Educação

    Ex-faxineiro passa em medicina usando método de memorização

     


  • Olimpíada sobre astronomia está com inscrições abertas

    Educação

    Olimpíada sobre astronomia está com inscrições abertas

     

Após ouvir as necessidades da comunidade, as organizações definiram quais seriam os locais para as construções dos polos educacionais. Ygor Melo, gerente nacional de áreas sociais da TETO Brasil explica que “o objetivo é mobilizar e transformar as regiões periféricas do país com a estrutura física dos polos educacionais”. A proposta é fazer a ponte entre a comunidade e o Alicerce.

Metodologia de Ensino

Após a construção dos pólos, os estudantes receberão, gratuitamente, reforços em leitura, escrita e matemática. As habilidades nas áreas de sustentabilidade, empreendedorismo, artes e meio ambiente também serão aplicadas em aula. “A proposta é desenvolver as principais competências do ensino fundamental 1 e 2, além de habilidades socioemocionais, abordando temáticas de autoconhecimento, consciência social, e assuntos contemporâneos,” explica a diretora do Alicerce.

Ação amplia qualidade no ensino

Divulgação/Instituto Alicerce

A equipe de educadores será composta por estudantes universitários que devem receber orientação e treinamento antes e durante a execução das aulas.

Para Andréa Matsui, a proposta é “oferecer ferramentas para que se tornem agentes de transformação de suas próprias comunidades”.

Após a execução dos projetos-pilotos, a proposta é que a parceria se estenda para as mais de 30 comunidades nas quais a Teto Brasil atua de forma permanente, localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.