Estou com sintomas de covid, posso fazer as provas do Enem?

estou-com-sintomas-de-covid,-posso-fazer-as-provas-do-enem?
Jornal Lagoa News
Estudantes que apresentarem sintomas de covid não devem fazer as provas

Estudantes que apresentarem sintomas de covid não devem fazer as provas
Valter Campanato/Agência Brasil

Os candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que apresentarem sintomas de covid-19 ou de qualquer outra doença infectocontagiosa previstas no edital, como o sarampo, poderão pedir para fazer a reaplicação do exame. As provas estão marcadas para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Em caso de sintomas, o estudante deve fazer o comunicado por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame. As provas impressas estão marcadas para os dias  17 e 24 de janeiro e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro serão aplicadas as provas na versão digital.

De acordo com o edital, são consideradas doenças infectocontagiosas para a solicitação de reaplicação do Enem: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

É importante destacar que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), nesses casos, o estudante deve informar na Página do Participante, mas também deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição de saúde.

Tanta a aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.

Análise

 

Para que seja feita a a análise de reaplicação da prova, o estudante deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença.

Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à CID (Classificação Internacional de Doença), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do CRM (Conselho Regional de Medicina), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Medidas de segurança

 

Entre as medidas implementadas para o Enem 2020, em virtude da pandemia de covid-19, estão a disponibilização de álcool em gel nas salas e a obrigatoriedade do uso de máscara durante a prova. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações, respeitando a distância recomendada.

Nos locais de prova, serão disponibilizados recipientes com álcool em gel e, no banheiro, os participantes serão orientados a lavar as mãos com água e sabão, antes e após o uso. A ocupação das salas de aplicação será de, aproximadamente, 50% da capacidade.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.