Enem tem apenas 28 redações nota 1.000, menor número desde 2013

enem-tem-apenas-28-redacoes-nota-1.000,-menor-numero-desde-2013
Jornal Lagoa News

Candidato tem temperatura medida para fazer prova do EnemCandidato tem temperatura medida para fazer prova do Enem  –  Reprodução / Agência Brasil

O Enem 2020 teve o menor número de redações com nota máxima (1.000 pontos) pelo menos desde 2013, quando o Inep, que organiza a prova, passou a divulgar esse dado.

Dos mais de 2,7 milhões de candidatos que fizeram a prova de redação, apenas 28 tiveram nota mil na redação. É quase a metade do total de notas máximas na redação do Enem de 2019. As notas do Enem foram divulgadas nesta segunda-feira (29).

Total de candidatos com redações nota 1000 do Enem

2020 – 28 candidatos. Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
2019 – 53 candidatos. Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
2018 – 55 candidatos. Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
2017 – 53 candidatos. Tema: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2016 – 77 candidatos. Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2015 – 105 candidatos. Tema: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2014 – 250 candidatos. Tema: Publicidade infantil em questão no Brasil
2013 – 481 candidatos. Tema: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

A média geral na prova de redação foi 588,74. Ao todo 2.723.583 redações foram entregues e corrigidas.

Além dos 28 participantes que obtiveram nota máxima (1000), um total de 87.567 zeraram, sendo redação em branco o motivo com maior percentual (1,12%), seguido de fuga ao tema (0,93%) e cópia do texto motivador (0,46%).

Veja também

  • Enem 2020: resultado do exame está disponível para consulta

    Educação

    Enem 2020: resultado do exame está disponível para consulta

     


  • Site do Enem sai do ar e candidatos não conseguem acessar as notas

    Educação

    Site do Enem sai do ar e candidatos não conseguem acessar as notas

     


  • Entenda quais são os critérios para correção da redação do Enem

    Educação

    Entenda quais são os critérios para correção da redação do Enem

     

Critérios de correção

As redações do Enem são avaliadas em cinco competências e cada uma vale 200 pontos, se o estudante conseguir a pontuação máxima em todas, a nota será mil. Para a professora de português, Elaine Antunes, do Curso Escreva, “a correção dos textos tem um processo bem arramado para evitar injustiças, a redação é lida por dois corretores e se as notas forem muito diferentes, passam por uma terceira opinião.

Elaine também destaca que a nota da redação é um norte para o estudante “saber das chances reais para as faculdades públicas, um aluno que pretende estudar Medicina sabe que a nota deve ser de 940 de mil, se for inferior, dificilmente conquistará uma vaga em uma federal.”

A professora detalha os cinco critérios usados para a correção da redação:

O primeiro critério é demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. “O aluno precisa mostrar domínio da gramática.”

O segundo é  compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. “Nesta parte, o estudante deve mostrar o seu repertório, os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação com a leitura de livros, filmes, documentarios, etc”, explica. “Não basta só falar da saúde mental, mas é preciso abordar o estigma que existe em torno do problema no Brasil.”

O terceiro ponto é ter coerência do projeto inicial do texto até o final. “O título não é obrigatório, mas se colocar, ele deve ser coerente à argumentação”, diz. “Sem dúvida, os critérios dois e três são os mais difícieis para os estudantes.”

Em quarto, a coesão é avaliada, o candidato deve demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Por último, é avaliada a como foi elaborada a proposta de intervenção para o problema abordado. Outro aspecto importante “os candidatos não podem infringir os direitos humanos, caso isso ocorra, vai zerar nesta quinta competência”, explica Elaine.

Redações nota zero

A nota do Enem é a principal porta de entrada para as universidades federais pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e para as bolsas de estudos em instituições privadas por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos). Para participar desses programas, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

A redação recebe nota zero se apresentar um desses problemas:

• fuga total ao tema;

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;

• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.