Encontro de autoridades e líderes comunitários do Caiobá

Caiobá

Jornal Lagoa News

O delegado de polícia, Bruno Henrique Urban, titular da 6ª Delegacia de Polícia Civil participou hoje (13) de um encontro com líderes do Conselho Comunitário da Região da Lagoa, para o planejamento denominado Meu Bairro Seguro no auditório da Unidade Básica de Saúde da Vila Fernanda, um encontro organizado pela Associação dos Moradores do Residencial Ronaldo Tenuta (ASSOMOTE), que contou com a participação de autoridades da segurança pública, líderes comunitários, e abriu espaço para os comerciantes, empresários e moradores dos bairros que compõem a região do Caiobá.

Ao palestrar no evento, Urban destacou que está à disposição de todos através de um trabalho que demanda efetivo planejamento e colaboração da sociedade civil no aprimoramento dos alicerces que dão sustentação aos trabalhos da garantia da segurança pública na região. “O ordenamento jurídico busca a proteção do Estado; neste sentido, não podemos deixar de valer nossos esforços para dar proteção aos cidadãos que confiam no trabalho da polícia” – destacou o delegado.

Uma das autoridades presentes foi o Comandante da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar, Tenente Vinicius, que falou sobre a importância da integração entre as forças de segurança em todas as comunidades. Destacou que a função policial é um sacerdócio. “A pessoa já nasce com o dom para ser policial e através dessa predisposição segue em frente; outros, que não possuem esse dom e tentam obter êxitos acabam desistindo, ficando pelo meio do caminho”.

O evento contou também com a presença do representante da Guarda Civil Metropolitana – Base do Lagoa, GCM J. Augusto que fez parte do diálogo e planejamento na busca de soluções emergentes para a garantia da ordem e segurança na região. Falou sobre a parceria da Guarda Civil Metropolitana com a Polícia Civil e Polícia Militar. Colocou a disposição da comunidade e Região do Caiobá os préstimos da corporação, inclusive com os atendimentos através do telefone 153.

O presidente da ASSOMOTE, Carlos Alberto Cantero Romero, ressaltou que há grande necessidade de ações preventivas de combate à criminalidade na região e concitou as autoridades pressentes a planejarem a construção de um posto comunitário da Polícia Militar sediado na região do Caiobá. “Buscamos o apoio das autoridades da segurança pública porque nossa comunidade não suporta mais a onda desenfreada de roubos a residências, assaltos, arrombamentos; enfim, elementos de vêm de outras regiões para praticar crimes e dar prejuízos a nossa população” – afirmou.

Rubens Britto palestrou no evento; ele é o administrador do “Novo Portal Caiobá”, um grupo de amigos, moradores do bairro Portal Caiobá que interage no WhatsApp em busca de segurança e soluções para a comunidade. Ressaltou que “é humanamente impossível combater 100% da criminalidade; nenhum país do mundo conseguiu essa façanha. As atividades da polícia, em todos os níveis, tem inegável importância; entretanto, não devemos esperar que somente os trabalhos de prevenção e combate ao crime trarão níveis satisfatórios; isso envolve, também, ações sociais do poder público nas áreas sociais, educacionais, familiares e assim por diante”.

O presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Celina Jalad, Ivan Cartides, pediu que as autoridades presentes intensifiquem as ações de prevenção ao crime na região e endossou o pedido da instalação de uma base policial para uma ação conjunta. “A falta de um posto policial aqui é muito grande; quando alguém chama uma viatura a demora é fora do comum e na maioria das vezes não chega para dar o atendimento; peço que seja revisto esse problema; pois, no caso de uma base de segurança instalada aqui nossa população estará mais segura”.

O encontro foi marcado com a presença de diversas lideranças da região, além do empenho das autoridades presentes em colaborarem no sentido de garantir, da melhor maneira possível, a segurança da população.

Veja também: https://www.pc.ms.gov.br/titular-da-6a-delegacia-de-policia-participa-de-reuniao-com-conselho-comunitario-da-regiao-da-lagoa/

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.