Educação abre processo para avaliar fluência na leitura

educacao-abre-processo-para-avaliar-fluencia-na-leitura
Jornal Lagoa News

Seduc-SP abre processo de adesão a Avaliação de Fluência Leitora aos alunos do fundamentalSeduc-SP abre processo de adesão a Avaliação de Fluência Leitora aos alunos do fundamental – Marcello Casal/Agência Brasil

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) abre o processo de adesão para a 1ª Avaliação de Fluência Leitora 2021. As redes municipais de ensino podem confirmar a participação no processo voltado aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

Estudantes criam aplicativo durante curso do novo ensino médio

A avaliação ocorrerá de forma presencial entre os dias 4 e 22 de outubro deste ano. O foco será em análise do desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos para que possa diagnosticar eventuais lacunas no processo de alfabetização durante o período de pandemia.

Na prática, o exercício proposto poderá verificar a capacidade, fluidez e ritmo do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à etapa escolar. As cidades interessadas devem se cadastrar no portal da SED (Secretaria Escolar Digital), no menu Avaliação de Fluência 2021 – Redes Municipais, até 15 de setembro.

‘Projeto Ler e Escrever’ pretende alfabetizar 10 mil idosos até o fim do ano

No modelo subsidiado integralmente pela Seduc-SP, os professores vão gravar a leitura pelo celular, através do aplicativo CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), que também disponibilizará os cadernos de provas para impressão. Na sequência, os áudios serão avaliados para apresentar um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.

O processo poderá ser realizado por qualquer professor do ensino fundamental ou demais profissionais pedagógicos disponíveis na escola.

Todos os profissionais da educação devem participar dos cursos de capacitação oferecidos pela Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo), via CMSP (Centro de Mídias São Paulo).

Veja também

  • Esquenta Enem: veja o que vai cair em química no Enem

    R7 Ensina

    Esquenta Enem: veja o que vai cair em química no Enem

     


  • Professores reclamam do uso de máscara N95 durante as aulas

    Saúde

    Professores reclamam do uso de máscara N95 durante as aulas

     


  • SP oferecerá merenda extra a 700 mil alunos em vulnerabilidade

    São Paulo

    SP oferecerá merenda extra a 700 mil alunos em vulnerabilidade

     

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.