A finalidade exclusiva do Dia Internacional das Pessoas Idosas, também denominado como Dia Internacional do Idoso, não se limita a homenagear as pessoas com mais idade; é estimular a compreensão de todos sobre os imperativos e necessidades dos idosos em todos os sentidos.
É primordial que os cidadãos que compõem nossas comunidades, bem como os poderes constituídos da nação, conscientizem-se cada vez mais, com maior clareza, sobre os papéis sociais que devem exercer concernente a reverência incondicional e ajuda eficaz a pessoa idosa; vez que demandam políticas ativas em todos os setores para garantias de uma qualidade de vida primorosa e salutar.
Nosso planeta caminha a passos largos diante do processo natural de degenerescência do organismo da população, em decorrência da passagem do tempo. A pirâmide, com sua base larga se afunila cada vez mais na parte superior representando o acelerado envelhecimento da população mundial. Tal ocorrência demanda que ações emergenciais e cuidados devem ser exercitados pelas autoridades e organismos das áreas de saúde pública, com ênfase no campo geriátrico. A data que se comemora hoje (01 de outubro de 2019) clama por ações emergenciais por parte de todos os níveis de governo: federal, estadual e municipal.
Há urgentíssima obrigação constitucional de alavancar políticas públicas de efetivo apoio, monitoramento do envelhecimento, além da necessidade de construir centros de reabilitações e apoios aos idosos diante do acelerado envelhecimento populacional.
É imperativo que nesta data as diversas questões referentes ao envelhecimento possam ser reformuladas através de encontros, palestras, workshops, bem como conscientização de todos no sentido da dignidade e respeito que merecem os idosos em todos os sentidos.
Urge salientar as premissas do Estatuto do Idoso (Lei Nº 10.741) aprovado em 2003. Uma legislação de apoio e amparo às pessoas com idade igual ou superior aos sessenta anos; uma legislação pouco divulgada e até mesmo violada por uma expressiva parcela da população brasileira. Há países onde as legislações de amparo aos idosos são observadas com denodo e abrangência. No Brasil é comum ver idosos em pé nos coletivos e pessoas mais jovens assentadas. É comum encontrar idosos nas longas filas em diversos órgãos públicos e privados por falta de obediência as leis de amparo aos idosos.
Origem da data alusiva aos idosos
Em 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com a aprovação da Resolução 46/91 que apontava para uma política avançada concernente aos direitos dos idosos, foi criado o Dia Internacional das Pessoas Idosas.
DEIXAR UM COMENTÁRIO