Dia Internacional do idoso

01 de outubro

Jornal Lagoa News

A finalidade exclusiva do Dia Internacional das Pessoas Idosas, também denominado como Dia Internacional do Idoso, não se limita a homenagear as pessoas com mais idade; é estimular a compreensão de todos sobre os imperativos e necessidades dos idosos em todos os sentidos.

É primordial que os cidadãos que compõem nossas comunidades, bem como os poderes constituídos da nação, conscientizem-se cada vez mais, com maior clareza, sobre os papéis sociais que devem exercer concernente a reverência incondicional e ajuda eficaz a pessoa idosa; vez que demandam políticas ativas em todos os setores para garantias de uma qualidade de vida primorosa e salutar.

Nosso planeta caminha a passos largos diante do processo natural de degenerescência do organismo da população, em decorrência da passagem do tempo. A pirâmide, com sua base larga se afunila cada vez mais na parte superior representando o acelerado envelhecimento da população mundial. Tal ocorrência demanda que ações emergenciais e cuidados devem ser exercitados pelas autoridades e organismos das áreas de saúde pública, com ênfase no campo geriátrico. A data que se comemora hoje (01 de outubro de 2019) clama por ações emergenciais por parte de todos os níveis de governo: federal, estadual e municipal.

  

Há urgentíssima obrigação constitucional de alavancar políticas públicas de efetivo apoio, monitoramento do envelhecimento, além da necessidade de construir centros de reabilitações e apoios aos idosos diante do acelerado envelhecimento populacional.

É imperativo que nesta data as diversas questões referentes ao envelhecimento possam ser reformuladas através de encontros, palestras, workshops, bem como conscientização de todos no sentido da dignidade e respeito que merecem os idosos em todos os sentidos.

Urge salientar as premissas do Estatuto do Idoso (Lei Nº 10.741) aprovado em 2003. Uma legislação de apoio e amparo às pessoas com idade igual ou superior aos sessenta anos; uma legislação pouco divulgada e até mesmo violada por uma expressiva parcela da população brasileira. Há países onde as legislações de amparo aos idosos são observadas com denodo e abrangência. No Brasil é comum ver idosos em pé nos coletivos e pessoas mais jovens assentadas. É comum encontrar idosos nas longas filas em diversos órgãos públicos e privados por falta de obediência as leis de amparo aos idosos.

Origem da data alusiva aos idosos

Em 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com a aprovação da Resolução 46/91 que apontava para uma política avançada concernente aos direitos dos idosos, foi criado o Dia Internacional das Pessoas Idosas.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.