Covid: número de mortes pode ser maior que o dobro de dados oficiais

covid:-numero-de-mortes-pode-ser-maior-que-o-dobro-de-dados-oficiais
Jornal Lagoa News

Hospital de campanha atende pacientes com covid-19 na zona norte de São Paulo Hospital de campanha atende pacientes com covid-19 na zona norte de São Paulo – Mister Shadow/Estadão Conteúdo – 06.05.2021

A pandemia da covid-19 pode ter causado quase 6,9 milhões de mortes em todo o mundo, mais que o dobro do número registrado oficialmente, estimou uma nova análise do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME, na sigla em inglês) da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Muitas mortes não são notificadas porque a maioria dos países registra apenas aquelas que ocorreram em hospitais ou de pacientes com o diagnóstico confirmado, de acordo com o relatório

O IHME é uma organização independente de pesquisa em saúde que fornece medições comparativas dos problemas de saúde do mundo e foi citado no passado pela Casa Branca. Os relatórios do instituto são observados de perto pelas autoridades de saúde pública internacionais.

O número oficial do óbitos por coronavírus está fortemente relacionado à quantidade de testes em cada país, disse o IHME. “Se você não fizer muitos testes, você está mais suscetível a perder mortes por Covid”, disse Christopher Murray, diretor do IHME.

O IHME estimou o total de óbitos por covid-19 comparando as mortes previstas por todas as causas, com base nas tendências pré-pandemia, com o número real de todas as mortes causadas durante a pandemia.

Nos Estados Unidos, a análise estimou mais de 905.000 mortes relacionadas à covid-19. Os números oficiais do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) apontavam para 575.491 mortes por coronavírus até quarta-feira (5).

No caso do Brasil, o número estimado de óbitos é de 595.903. Dea acordo com o Ministério da Saúde, o país registra atualmente 419.114 mortes confirmadas pela doença.

Veja também

  • Índia ultrapassa 4 mil mortes diárias de covid-19 

    Internacional

    Índia ultrapassa 4 mil mortes diárias de covid-19

     


  • Polícia Civil encerra festa com mais de 100 pessoas em tabacaria de SP

    São Paulo

    Polícia Civil encerra festa com mais de 100 pessoas em tabacaria de SP

     


  • Pandemia: estudo aponta que 60% ganharam peso na América Latina

    Saúde

    Pandemia: estudo aponta que 60% ganharam peso na América Latina

     

O relatório do IHME inclui apenas as mortes causadas diretamente pelo vírus, não as causadas pela sobrecarga nos sistemas de saúde e nas comunidades resultante da pandemia.

“Muitos países têm dedicado esforços excepcionais para medir o número de vítimas da pandemia, mas nossa análise mostra como é difícil rastrear com precisão uma doença infecciosa nova e de disseminação rápida”, disse Murray.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.