Covid-19: OMS pede doação imediata de 10 milhões de vacinas

covid-19:-oms-pede-doacao-imediata-de-10-milhoes-de-vacinas
Jornal Lagoa News

Até agora, 177 países e territórios puderam iniciar a vacinaçãoAté agora, 177 países e territórios puderam iniciar a vacinação  –   Divulgação/Fiocruz Minas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu à comunidade internacional que doe “imediatamente” 10 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para ajudar 20 países que não as possuem.

O sistema internacional Covax, que a OMS administra em conjunto com outros parceiros, “precisa imediatamente de 10 milhões de doses” para que “esses 20 países possam começar a vacinar seus profissionais da saúde e idosos nas próximas duas semanas”, disse o diretor-geral da agência da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.

Veja também

  • Governo de São Paulo prorroga fase emergencial até 11 de abril

    São Paulo

    Governo de São Paulo prorroga fase emergencial até 11 de abril

     


  • SP cria rede de transfusão de plasma para doentes com covid-19

    São Paulo

    SP cria rede de transfusão de plasma para doentes com covid-19

     


  • Butantan produz vacina 100% brasileira

    Balanço Geral

    Butantan produz vacina 100% brasileira

     

“Muitos países podem dar doses alterando um pouco seus planos de vacinação”, afirmou. “Dez milhões de doses não é muito e está longe de ser suficiente, mas é um começo. Vamos precisar de centenas de milhões de doses adicionais nos próximos meses”, completou.

No início do ano, o chefe da OMS lançou um desafio global para que a vacinação de profissionais de saúde e idosos tenha início em todos os países nos primeiros 100 dias de 2021.

Até agora, 177 países e territórios puderam iniciar a vacinação, de acordo com Tedros, especialmente graças à Covax, que distribuiu mais de 32 milhões de vacinas em 61 países.

“Faltam apenas 15 dias para o 100º dia deste ano e 36 países ainda aguardam as vacinas para poderem começar a vacinar os trabalhadores de saúde e os idosos”, disse.

Desses 36 países, 16 devem receber suas primeiras doses nos próximos 15 dias. Mas outros 20 países “esperam” pelas vacinas.

“A Covax está disposta a fornecê-los, mas não podemos dar as vacinas que não temos”, afirmou. “Acordos bilaterais, proibições de exportação, nacionalismo e diplomacia sobre vacinas causaram distorções no mercado, com claras desigualdades entre oferta e demanda”, completou.

O sistema internacional Covax busca abastecer este ano doses a 20% da população de cerca de 200 países e territórios, e possui um mecanismo de financiamento que visa ajudar 92 países desfavorecidos.

Jornal Lagoa News

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.