Chile começa a vacinar população contra covid-19 amanhã (24)

chile-comeca-a-vacinar-populacao-contra-covid-19-amanha-(24)
Jornal Lagoa News
Chile começa a vacinar população contra covid-19 na quinta-feira (24)

Chile começa a vacinar população contra covid-19 na quinta-feira (24)
EFE/Urs Flueeler

O Chile começará a vacinação contra a covid-19 na quinta-feira (24), quando receberá a primeira remessa da vacina desenvolvida pela parceria Pfizer/BioNtech, anunciou na quarta (23), o presidente Sebastián Piñera.

“Queremos dar boas notícias a todos os nossos compatriotas, pois esta manhã, às 5h, saiu da Bélgica o avião que traz as primeiras 10 mil doses”, disse o presidente.

A remessa chegará amanhã por volta das 7h (hora local) e no mesmo dia o processo de vacinação começará “gradativamente”, começando pelos profissionais da saúde das regiões de La Araucania, Biobio e Magallanes, algumas das mais afetadas pela pandemia, e alguns profissionais da capital.

De acordo com o presidente, a expectativa é que a segunda remessa da vacina, que será gratuita e voluntária, chegue na próxima semana e que o processo continue até que se completem as 10 milhões de doses que o Chile reservou para este laboratório.

Piñera explicou que durante o primeiro trimestre de 2021, os idosos e os doentes crônicos serão vacinados, representando cerca de 5 milhões de pessoas. O resto da população, aproximadamente 15 milhões de chilenos, poderá recebê-la durante o primeiro semestre de 2021.

“A vacina é um ato de solidariedade, não uma decisão pessoal. Quando uma pessoa é vacinada, ela protege sua saúde, mas também protege a saúde e a vida de todos ao seu redor”, acrescentou Piñera.

Desde a chegada do vírus, no mês de março, o Chile firmou convênios com outros laboratórios para o desenvolvimento e distribuição de vacinas, entre eles a chinesa Sinovac, o grupo Janssen da Johnson & Johnson e o grupo AstraZeneca, em colaboração com a Universidade de Oxford.

No total, afirmou o presidente, está assegurada a distribuição de mais de 30 milhões de doses, das quais dez serão do laboratório da Pfizer e outras dez da Sinovac.

Com 589.189 casos totais de covid-19 e mais de 16 mil mortes, o Chile passou por momentos críticos chegando durante o mês de junho a se tornar um dos países com mais infecções diárias no mundo.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.