Biden muda posicionamentos da política externa dos EUA

biden-muda-posicionamentos-da-politica-externa-dos-eua
Jornal Lagoa News

Biden anunciou diversas mudanças na política externa dos EUA

Biden anunciou diversas mudanças na política externa dos EUA  –  Jim Lo Scalzo / EFE – EPA – 4.2.2021

Em um discurso aos funcionários do Departamento de Estado nesta quinta-feira (4), o presidente dos EUA, Joe Biden, fez diversas declarações que dão o tom para as políticas externas de seu início de governo.

Leia também: Biden aumenta cota anual de refugiados nos EUA para 125 mil

Ele anunciou que irá suspender a retirada das tropas norte-americanass que estão na Alemanha e o fim do apoio de seu país à ofensiva liderada pela Arábia Saudita no conflito armado no Iêmen, entre outras medidas que visam mudar as políticas estabelecidas por seu antecessor, o ex-presidente Donald Trump.

O objetivo era mostrar a retomada das políticas externas tradicionais dos EUA, como a colaboração com os aliados mais antigos e a volta a tratados e organismos internacionais importantes, como o Acordo Climático de Paris e a Organização Mundial da Saúde (OMS), das quais Trump havia se retirado.

Veja também

  • Biden usa cautela para reverter políticas de imigração de Trump

    Internacional

    Biden usa cautela para reverter políticas de imigração de Trump

     


  • Mianmar: EUA classificam tomada de poder como 'golpe de Estado'

    Internacional

    Mianmar: EUA classificam tomada de poder como ‘golpe de Estado’

     


  • Biden condena golpe em Mianmar e ameaça voltar com sanções

    Internacional

    Biden condena golpe em Mianmar e ameaça voltar com sanções

     

“Como disse no meu discurso na posse, vamos reconstruir nossas alianças e nos envolveremos novamente como o mundo, não para responder aos desafios de ontem, mas aos de hoje e de amanhã”, afirmou ele.

De início, ele anunciou que irá suspender a retirada das tropas dos EUA que ficam na Alemanha. “Para começar, o secretário de Defesa Lloyd Austin irá liderar uma revisão global das posições de nossas forças, para que nossa presença militar seja alinhada adequadamente com nossas propostas de política internacional e segurança nacional. Enquanto isso, qualquer plano de retirada está suspenso”, disse o presidente.

Trump havia anunciado em junho que iria reduzir as tropas, que são utilizadas em ações da Otan, por consderar que a Alemanha se “aproveitava” dos EUA em questões comerciais. Ele ordenou a retirada de quase 12 mil militares do país.

Tragédia no Iêmen

 

No Oriente Médio, Biden afirmou que irá aumentar os esforços diplomáticos para acabar com o conflito civil no Iêmen, “uma guerra que criou uma catástrofe humanitária estratégica”.

Ele disse que pediu à sua equipe que consiga o apoio da ONU para liderar uma iniciativa para impôr um cessar fogo no país e anunciou que irá designar um enviado especial para o Iêmen. o diplomata Timothy Lenderking.

“Para ressaltar esse compromisso, vamos acabar com todo o respaldo norte-americano às operações ofensivas na guerra do Iêmen, incluindo a venda de armas”, declarou.

Para aplacar um possível incômodo da Arábia Saudita, aliada de Washington na região e que lidera a ofensiva do governo iemenita contra os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, desde 2015, Biden disse que os EUA seguirão ajudando o país a “defender sua soberania e integridade territorial”.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.