Biden diz que país precisa ‘reagir’ em relação à China

biden-diz-que-pais-precisa-‘reagir’-em-relacao-a-china
Jornal Lagoa News

Joe Biden relatou com o presidente chinês na noite de quarta-feira

Joe Biden relatou com o presidente chinês na noite de quarta-feira  –  Doug Mills / Pool via EFE – EPA – 11.2.2021

Os presidentes de Estados Unidos, Joe Biden, e China, Xi Jinping, conversaram por telefone por duas horas na noite de quarta-feira (10), e o chefe de governo americano alertou nesta quinta-feira (11) que seu país será deixado para trás em infraestrutura e outros aspectos caso não reaja.

Leia também: Biden anuncia sanções a Mianmar e exige renúncia de militares

“Estive ao telefone por duas horas seguidas com Xi Jinping ontem à noite”, declarou Biden aos repórteres antes de uma reunião com os senadores para discutir justamente sobre infraestrutura no Salão Oval.

“Se não despertarmos, eles comerão nosso almoço”, completou o chefe de Estado americano, que descreveu a reunião por telefone com Xi como “uma boa conversa”.

O presidente dos EUA enfatizou que a China tem iniciativas muito importantes em termos de ferrovias de alta velocidade, e também em termos de fabricação de automóveis e reformas para respeitar o meio ambiente.

“Temos que acelerar”

 

“Temos simplesmente que acelerar”, destacou Biden, que quer que o Congresso aprove mais fundos para a renovação da infraestrutura no país, onde quase metade de todas as estradas e um terço das pontes precisam de reparos, de acordo com algumas estimativas.

Biden não comentou mais sobre a ligação, que foi a primeira entre os presidentes das duas maiores economias do mundo desde que o americano chegou ao poder, em 20 de janeiro.

Veja também

  • Biden afirma que não assistirá ao julgamento de Trump no Senado

    Internacional

    Biden afirma que não assistirá ao julgamento de Trump no Senado

     


  • Ligação de Trump para mudar eleição na Geórgia será investigada

    Internacional

    Ligação de Trump para mudar eleição na Geórgia será investigada

     


  • Impeachment: Biden diz que republicanos mudaram de opinião

    Internacional

    Impeachment: Biden diz que republicanos mudaram de opinião

     

O telefonema foi um primeiro passo na tentativa de reparar relações que se deterioraram drasticamente durante o mandato de Donald Trump, embora a nova Casa Branca tenha deixado claro que existem muitos obstáculos a serem superados nos laços com a China.

Durante a conversa, Biden salientou a sua preocupação com as práticas econômicas de Pequim, as quais considera coercitivas e injustas. Também criticou a repressão em Hong Kong, os abusos dos direitos humanos em Xinjiang e as ações cada vez mais assertivas na região, inclusive em relação a Taiwan, segundo comunicado da Casa Branca.

Biden também disse a Xi que sua prioridade é “proteger a segurança, a prosperidade, a saúde e o modo de vida do povo americano”, bem como “preservar livre e aberta” a região marítima do Indo-Pacífico.

Por sua vez, o líder chinês advertiu ao presidente dos EUA que um confronto contínuo entre as duas potências será “uma catástrofe para os dois países e para o mundo”, de acordo com a agência de notícias estatal “Xinhua”.

Colisões bilaterais em temas como comércio, diplomacia e tecnologia foram constantes com Trump. E, embora Biden tenha prometido outra abordagem, seu governo não parece ter pressa em encerrar a guerra comercial com Pequim

Jornal Lagoa News

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.