Biden diz que irá cooperar com Macron para ‘defender a democracia’

biden-diz-que-ira-cooperar-com-macron-para-‘defender-a-democracia’
Jornal Lagoa News
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Emmanuel Macron, presidente reeleito da França

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Emmanuel Macron, presidente reeleito da França
Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou neste domingo (24) o presidente francês Emmanuel Macron por sua reeleição, referindo-se à França como “um parceiro-chave diante dos desafios globais”. 

“Espero seguir com nossa estreita e contínua cooperação, incluindo o apoio à Ucrânia, a defesa da democracia e a luta contra as mudanças climáticas”, declarou.

Em breve discurso no Champ de Mars, em Paris, aos pés da Torre Eiffel, Macron prometeu “escutar o silêncio dos abstencionistas” e responder às razões da “raiva” daqueles que apoiaram sua rival, a ultradireitista Marine Le Pen, para tentar curar as feridas do país.

“A raiva que levou muitos de nossos compatriotas a votar na extrema direita também deve encontrar uma resposta”, disse. Embora não tenha antecipado como será essa resposta, reconheceu que esta votação o obriga “a considerar todas as dificuldades” e afirmou que essa será sua responsabilidade e daqueles que o rodeiam nos próximos cinco anos. 

Em discurso em que reconhece a derrota, Le Pen anunciou que não desistirá e que vai liderar a campanha legislativa no próximo mês de junho para tentar unir toda a oposição ao presidente reeleito, Emmanuel Macron.

Jornal Lagoa News
Rubens Britto

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.