Biden diz não ter medo de jurar cargo ao ar livre

biden-diz-nao-ter-medo-de-jurar-cargo-ao-ar-livre
Jornal Lagoa News
Estrutura para posse de Biden segue sendo montada ao lado do Capitólio

Shawn Thew / Pool via EFE – EPA – 11.1.2021

O presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, declarou nesta segunda-feira (11) que não tem medo de ser empossado na área externa do Capitólio, como é tradição, mesmo depois da invasão ao edifício legislativo por apoiadores do atual chefe de governo, Donald Trump, e ameaças de radicais na internet.

Leia também: O que deve acontecer no dia da posse de Joe Biden como presidente dos EUA?

“Não tenho medo de fazer o juramento ao ar livre”, declarou Biden nesta segunda-feira durante uma aparição pública na qual recebeu a segunda dose da vacina contra o coronavírus.

Biden reiterou que Trump não deveria estar no poder, mas não comentou o apelo feito na última quarta pelos democratas no Congresso ao atual vice-presidente, Mike Pence, e ao Poder Executivo para invocar a 25ª Emenda para retirar o chefe de Estado do cargo.

Veja também

  • Trump diz que invasores 'pagarão' e agora promete transição tranquila

    Internacional

    Trump diz que invasores ‘pagarão’ e agora promete transição tranquila

     


  • Biden diz que invasão ao Congresso foi 'um dos dias mais sombrios da história dos EUA'

    Internacional

    Biden diz que invasão ao Congresso foi ‘um dos dias mais sombrios da história dos EUA’

     

O presidente eleito também disse esperar que aqueles que se envolveram em comportamentos classificados por ele como “sediciosos” na violenta tomada do Capitólio paguem pelo que fizeram.

Posse sem multidões

 

Biden assumirá a presidência na quarta-feira da semana que vem em uma cerimônia tradicionalmente realizada nos degraus do Capitólio, rodeado pela nata do poder americano.

Washington será reforçada com mais de 10 mil integrantes da Guarda Nacional para garantir a segurança, enquanto o prefeito da cidade, Muriel Bowser, pediu à população para não comparecer à celebração ou para se concentrar na esplanada do National Mall, por medo de novos confrontos.

A invasão ao Capitólio ocorreu na última quarta-feira, quando os legisladores procederam para certificar a vitória eleitoral de Biden. Em um discurso diante de seus apoiadores reunidos em frente à Casa Branca, Trump os convocou a marchar até o edifício legislativo e repetiu suas acusações infundadas de que era vítima de fraude na derrota para o democrata, em novembro passado

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.