A Secretaria de Educação de Belo Horizonte aguarda autorização dos órgãos de saúde locais para retormar as aulas presenciais dos alunos com idades entre 6 e 8 anos.
Eles farão parte da segunda etapa do programa de retorno, dividido em três fases. A prefeitura calcula que a capital mineira tem 101.253 estudantes nesta faixa etária nas redes municipal, estadual e privada.
As informações foram divulgadas pela secretária municipal de Educação Angela Dalben, durante reunião na Câmara Municipal, nesta semana. A representante da prefeitura foi convocada para prestar esclarecimentos sobre o programa de retomada das das aulas.
As escolas começaram a reabrir no último dia 26 de abril, após 13 meses de fechamento causado pela pandemia de covid-19. Foi a primeira vez que a prefeitura autorizou o retorno. Por enquanto, ele é válido apenas para as crianças com até 5 anos. A expectativa era que a segunda etapa de retorno fosse realizada nesta semana.
— Este grupo [de 6 a 8 anos], na fase de alfabtização, é o nosso prioritário já que a mediação de adultos especializados no processo é fundamental. Estamos ansioamente aguardando do comitê científico o start para para que gente possa retomar.
O protocolo prevê que a terceira etapa é composta pelos estudantes com idades acima de 8 anos, mas ainda não há previsão para que eles retornem às salas de aula.
Estrutura
Segundo a secretária, o município comprou 2.000 tablets e chips com pacote de dados de internet para atender os alunos a partir de 9 anos de idade. A prefeitura esperava adquirir 45 mil unidades, mas Angela disse que ainda não foi possivel. Vereadores questionaram a situação.
Angela ainda destacou que as escolas adotam protocolos rígidos para evitar a contaminação dos funcionários e dos estudantes que vão às aulas. A presença não é obrigatória e segue um rodízio. Assim, as escolas ainda mantêm o ensino remoto.
DEIXAR UM COMENTÁRIO