Apaixonado por basquete, aluno de Osasco é aprovado na USP

apaixonado-por-basquete,-aluno-de-osasco-e-aprovado-na-usp
Jornal Lagoa News

Arquivo Pessoal

O primeiro nome que aparece na lista de aprovados do vestibular da Fuvest é o de Abayomi Alves, um jovem de 23 anos, morador de Osasco, na grande São Paulo, que tem no basquete a sua paixão. Abayomi foi aprovado no curso de educação física da USP (Universidade de São Paulo) e vai realizar o sonho de estudar na maior universidade pública do país.

Ele e os demais aprovados na primeira chamada Fuvest, devem fazer a matrícula online a partir desta sexta-feira (19) até às 16h de terça-feira (23).

Abayomi, palavra de origem iorubá, é o nome de bonecos negros feitos sem costura e também significa “aquele que traz felicidade.”

Até abril do ano passado, o jovem negro Abayomi estudava fisioterapia em uma universidade particular de São Paulo. Equilibrava as aulas com o trabalho. “Por jogar basquete, fazia parte da atlética e tinha bolsa de 50%, mas com a pandemia, eu decidi parar”, conta ele. “Eu não estava muito satisfeito com o curso, sempre gostei muito de esportes e decidi cursar educação física.”

Com as aulas online, o rendimento caiu, somado ao valor da mensalidade, a saída foi continuar trabalhando e estudar por conta própria para passar no vestibular. “Trabalho 9 horas por dia, chegava em casa e ia estudar, não era fácil porque é uma rotina bem cansativa”, avalia.

Abayomi contou com o apoio das aulas de um cursinho online e de sua mãe, a psicóloga Valquiria Alves dos Santos. “Minha expectativa na USP é pode me desenvolver em algo que eu gosto, estudar muito e voltar a jogar basquete universitário, paricipando de competições”, diz.

A animação é tanta, que o jovem mal sabia que tinha passado na USP e já estava participando de três diferentes grupos de conversa por celular.  “Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade, ainda não sei como será a recepção dos calouros, mas sei que vai ter algum tipo de encontro virtual.”

Veja também

  • Estudante de escola pública passa em Medicina da USP aos 19 anos

    São Paulo

    Estudante de escola pública passa em Medicina da USP aos 19 anos

     


  • Aluna de 16 anos aprovada em medicina da USP estudou 14 h/dia

    Educação

    Aluna de 16 anos aprovada em medicina da USP estudou 14 h/dia

     


  • Fuvest antecipa divulgação da lista de aprovados no vestibular 2021

    Educação

    Fuvest antecipa divulgação da lista de aprovados no vestibular 2021

     

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.