Alemanha, Itália e Reino Unido confirmam casos da cepa Ômicron

alemanha,-italia-e-reino-unido-confirmam-casos-da-cepa-omicron
Jornal Lagoa News
Países europeus implementam restrições à viajantes do sul do continente africano

Países europeus implementam restrições à viajantes do sul do continente africano
Philipp Guelland/EFE/EPA – 27.11.2021

Ao menos três países europeus confirmaram, neste sábado (27), casos de Covid-19 provocados pela Ômicron, nova variante do coronavírus, identificada primeiramente na África do Sul. O Reino Unido registrou dois casos, a Alemanha um e a Itália também um, todos de pessoas que voltaram de viagens ao sul do continente africano.

A nova cepa foi considerada “preocupante” pela OMS (Organização Mundial da Saúde) devido ao potencial para ser mais transmissível até mesmo que a Delta, cepa predominante no mundo.

Na Itália, o primeiro caso confirmado foi de uma pessoa procedente de Moçambique. Na Alemanha, a variante foi encontrada em uma pessoa que retornou da África do Sul. Em nota, o governo do Reino Unido afirmou que os infectados retornaram de viagem ao sul do continente africano. 

Na Holanda, 61 passageiros de dois voos que pousaram na sexta-feira (26) em Amsterdã procedentes de Joanesburgo deram positivo para a Covid-19 e foram isolados em quarentena, informou a autoridade sanitária holandesa, que na noite deste sábado (27) disse que a nova variante “provavelmente” está entre esses viajantes, embora precise de mais análises para confirmar.

O secretário de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, Sajid Javid, ressaltou que a nação está fechando as fronteiras a viajantes de quatro países do sul da África a partir deste domingo (28) – Maláui, Moçambique, Zâmbia e Angola. Já estavam na lista vermelha britânica África do Sul, Botsuana, Lesoto, Essuatíni, Zimbábue e Namíbia.

A UKHSA (Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido) está testando pessoas nas regiões onde os casos positivos foram detectados.

“Casos e contatos confirmados estão sendo acompanhados e as pessoas solicitadas a se isolarem e fazerem o teste conforme necessário”, disse a agência por meio de nota.

Jornal Lagoa News

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.