70% das famílias receberam auxílio do governo, aponta pesquisa 

70%-das-familias-receberam-auxilio-do-governo,-aponta-pesquisa 
Jornal Lagoa News

Estudantes sentiram impacto da crise econômicaEstudantes sentiram impacto da crise econômica  –  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Que a pandemia acelerou o processo do ensino online não é novidade, mas a aposta da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) é que o número de estudantes que escolham essa modalidade no futuro cresça ainda mais. Porém, o grande desafio continua sendo o engajamento — é o que aponta a pesquisa inédita sobre a Educação Básica em 2020.

Além da dificuldade de manter a participação dos estudantes, a pesquisa mostra que as famílias sofreram algum impacto financeiro neste período e que 70% dos entrevistados receberam o auxílio emergencial do governo federal.

“Houve uma redução no número de matrículas presenciais e um aumento significativo na inadimplência, sinais de que estão sentindo o revés econômico, as pessoas perderam renda neste período e estão assustadas com o futuro”, avalia  Luciano Sathler, membro do Comitê de Educação Básica da Abed. De acordo com a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), a inadimplência pode chegar a 75% das instituições.

No ensino superior, a expectativa é que a tendência de aumento no número de matrículas nessa modalidade continue crescendo como mostrou o censo da Educação — o número de calouros em cursos superiores à distância, o EAD, superou o de presenciais no Brasil em 2019. Foram mais de 1,4 milhão de alunos no EAD, 52% do total segundo a ABMES. A tendência que em 2023 a maioria dos universitários opte pelo ensino remoto.

“No presencial houve uma diminuição do número de matrículas, mas isso não ocorreu na EAD, ao contrário, a tendência é que aumente o número de pessoas interessadas até porque com a pandemia diminuiu a resistência à modalidade tanto por parte de alunos como professores”, diz Sathler. “Acreditamos que esse é um caminho sem volta, até os cursos presenciais devem incorporar elementos da EAD.”

Veja também

  • SP começará vacinação de policiais e professores contra a covid-19

    São Paulo

    SP começará vacinação de policiais e professores contra a covid-19

     


  • Com 8 mortes pela covid por hora, SP completa 1 ano em quarentena

    São Paulo

    Com 8 mortes pela covid por hora, SP completa 1 ano em quarentena

     


  • Prefeitura de SP antecipa 5 feriados para barrar avanço da covid-19

    São Paulo

    Prefeitura de SP antecipa 5 feriados para barrar avanço da covid-19

     

Jornal Lagoa News
Paulo da Costa
Jornalista e escritor, repórter do Jornal Lagoa News.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.